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Especialista dá dicas para corretores de imóveis se destacarem nas redes sociais

Liliane Ferrari defende que ter opiniões fortes e um posicionamento claro são fundamentais para engajar público

Por:Breno Damascena 19/08/2024 4 minutos de leitura
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Em palestra no SOMA, consultora de marketing sugere especialização em um nicho como estratégia para se destacar no setor/ Crédito: Divulgação SOMA/Gerson Junior/ Vienna Filmes

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Não é de hoje que o mercado imobiliário reconhece as redes sociais como uma ferramenta tão necessária para quem busca se destacar. A comunicação digital ocupa um papel central na estratégia de posicionamento de corretores de imóveis, advogados imobiliários e outros profissionais da área.

No entanto, existe um universo de distância entre reconhecer a importância das mídias digitais e saber utilizá-las com excelência. Para Liliane Ferrari, professora e consultora de marketing, é fundamental usar a própria história pessoal em benefício da construção profissional.

Em palestra no palco do SOMA, evento organizado pelo Instituto Mulheres do Imobiliário para estimular a participação de mulheres no mercado imobiliário que aconteceu na última semana, ela enumerou dicas práticas de como ter uma marca pessoal forte nas mídias digitais para alavancar negócios.

Não diferencie marca pessoal da marca profissional

“A autenticidade é um valor muito importante na criação”, aponta Liliane. Ela entende que possuir dois perfis diferentes em redes sociais como o Instagram é, geralmente, uma falha profissional. “Com exceção de uma amiga minha que trabalha no mercado financeiro e quer ser professora de Yoga, eu recomendo que não se crie dois perfis distintos”, brinca.

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De acordo com ela, o segredo do digital é o encontro de interesses em comum. “Não dá para tentar parecer uma coisa que você não é. Se você fala que não come carne, mas come, está criando um caos”, pontua. “Ninguém é igual. Saber usar a própria história pessoal em razão da profissional é um mérito”.

A construção da marca é uma jornada

Ainda que, às vezes, sucessos instantâneos chamem tanta atenção no universo digital, Liliane afirma que a construção de uma marca é uma jornada a longo prazo. “A primeira coisa que você deve fazer é ouvir. Depois disso, estabeleça seus canais de atuação. Vai ser o Instagram? O TikTok? O Youtube? Todos eles?”, questiona. “O próximo passo é começar a interagir com outros perfis”, enumera. 

Liliane Ferrari afirma que é importante direcionar os holofotes para os seus diferenciais sempre que possível/ Crédito: Divulgação SOMA/Gerson Junior/ Vienna Filmes

“Só, então, que vamos para a fase de impulsionar as publicações e, então, realizar ações com influenciadores. Também é essencial coletar todos os dados desta jornada e saber como analisá-los”, observa a consultora de marketing. 

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Foque em um nicho

Interesses em comum, comportamentos, demografia e localização são as chaves para ter um bom desempenho com sua marca nas redes sociais. E a chave para preencher todos estes critérios, acredita Liliane Ferrari, é focar em um nicho específico de atuação.

“Uma corretora de imóveis que divulga imóveis do Minha Casa, Minha Vida, apartamentos de luxo, casas de praia e terrenos no interior vai lutar mais para encontrar seu público”, indica. 

“Quem faz sucesso é quem encontra uma fatia para apostar e se especializar nela. Tenho uma cliente que vende apenas coberturas na cidade de São Paulo, por exemplo”, pontua. “Demonstre a toda hora o que te diferencia e faça com que isso fique impresso na mente dos seus clientes”. 

Saiba se posicionar

Nas redes sociais, assim como em outros cenários da vida, as vozes mais ouvidas são as que ecoam sobre as outras. Opiniões fortes e visões transparentes se sobressaem diante de um mercado tão competitivo. “O mundo é de quem se posiciona. O conteúdo que faz sucesso muitas vezes é uma prova social ou serviço de utilidade pública”, orienta Liliane. 

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Não faça por fazer

Na visão de Liliane, os profissionais que produzem conteúdos para as redes sociais se dividem em dois perfis: os que executam e os que planejam, mas não executam. “O descompasso entre o planejamento do conteúdo e a execução está na falta de tempo, no quanto o profissional é consumido pela rotina do trabalho”, lamenta.

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A dica é incorporar essa produção na rotina diária. “Todo mundo deixa uma marca, ainda que ela seja inconsciente. E se você olhar com atenção, cada visita realizada a um imóvel é uma história diferente que pode ser explorada de forma positiva nas redes sociais”, acrescenta. 

5 formatos de produção de conteúdo para profissionais do mercado imobiliário: 

  1. Mostre autoridade e seus feitos
  2. Capte seu cotidiano de trabalho
  3. Apresente testemunhos que confirmem o que você faz bem
  4. Crie formatos de conteúdos específicos e invista na repetição
  5. Busque passar a mesma mensagem de formas diferentes (textos, vídeos, áudios e imagens)

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