Fazer compra no mercado sem carregar peso, providenciar o jantar sem sair do sofá, usufruir de um carro particular só pelo tempo de que precisar. As vantagens dos aplicativos têm modificado cada vez mais profundamente a maneira como consumimos, como nos locomovemos e como moramos. “Eu trabalho das 8h às 18h. Paro pouquíssimo em casa. Posso adquirir um item a qualquer momento e, quando chegar, retiro. Mesmo comida congelada, que chega enquanto estou fora, recebo depois em perfeito estado”, conta Leon Carvalho, 33 anos, técnico em sinistro de automóveis. Ele diz que desfruta do espaço de guarda-entregas do condomínio onde mora desde que se mudou, em abril deste ano. “É extraordinário. Recebo uma mensagem quando a compra chega. Para mim, que moro sozinho, tem uma comodidade e segurança incríveis.”
Leon mora no Vita Bom Retiro, um condomínio que conta com lavanderia coletiva, espaço gourmet, academia, salão de festa e um roof top “com uma vista fantástica da cidade”. Além disso, o espaço chamado “Vita Entrega” está preparado para receber e armazenar encomendas feitas pelos moradores pelo tempo que for necessário, equipado com prateleiras, armários privativos, geladeira e congelador. “Desde a fundação da empresa, pensamos em inovação constantemente e estudamos para onde estão se encaminhando os novos hábitos de consumo. Entendemos que a habitação deve acompanhar”, declara Alexandre Lafer Frankel, fundador e CEO da Vitacon.
A ideia é que o morador possa comprar, receber e retirar sem qualquer interação humana. Os edifícios residenciais da empresa contam também com carros compartilhados, um por Alexandre Frankel: unidade predial, que fica disponível aos moradores e pode ser alugado por meio do aplicativo da Turbi. A empresa ainda aposta em espaço de coworking e até salas especiais para consultas médicas remotas, com conectividade e privacidade na mesma estrutura predial da residência. “Fazemos pesquisas antes e depois de implantar novas tecnologias, medimos a aderência e procuramos melhorar as soluções baseados no retorno dos clientes e nos dados.”