Como integrante do Mercosul, tratado internacional entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai para adoção de políticas de integração econômica e aduaneira, brasileiros conseguem visitar e residir no país hermano sem grandes burocracias.
Atualmente, a comunidade de brasileiros na Argentina está entre 70 e 80 mil, de acordo com informações do portal consular, mantido pelo Itamaraty para disponibilizar informações a viajantes. A estimativa foi feita com base no último censo argentino, que registrava 40.004 residentes entre 2010 e 2017.
Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.
Facilidade para brasileiros residirem no país
Devido à participação no acordo comercial do Mercosul, não é exigido visto para morar e trabalhar na Argentina e brasileiros podem conseguir residência por dois anos (que podem ser renovados por mais dois) sem burocracias.
A comunidade de residente se organiza principalmente na capital, a charmosa Buenos Aires, que concentra 40.000 brasileiros. Um levantamento feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a AIESEC em 2018 aponta a Argentina como destino preferido de jovens de São Paulo para realizar intercâmbio. A explicação para a escolha é a proximidade e o custo de vida.
Já a possibilidade de entrar em universidades públicas sem precisar prestar vestibular tem atraído muitos estudantes brasileiros, principalmente aqueles que querem cursar medicina. As vagas são ilimitadas e somente é exigido de brasileiros a apresentação do diploma do ensino médio e um documento de identidade chamado DIN, que é emitido pelas autoridades migratórias. Isso torna o investimento em imóveis na Argentina promissor, pensando na locação para estudantes em Buenos Aires, La Plata e Rosário.
Uma das principais escolhas turísticas de brasileiros
Ao investir em imóveis na Argentina, você pode mirar o mercado turístico e acertar em cheio brasileiros que visitam o país vizinho. As cidades que mais recebem turistas do Brasil são: Buenos Aires, seguida de Bariloche, Mendoza e Puerto Iguazú. Outro destaque é a região da Patagônia, no extremo sul da Argentina, que tem contabilizado grande fluxo turístico. Por lá, as localidades de Ushuaia, El Calafate e El Chartén estão entre as mais visitadas.