Para definir qual o bairro nobre de São Paulo com a melhor qualidade de vida, consideramos o levantamento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), um indicador que estuda questões como riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade, dentre outras.
Segundo o IDH, muitos distritos de São Paulo contam com pontuação acima de 0,800, um índice considerado muito elevado. Entre os 10 primeiros figuram os seguintes locais:
No entanto, dessa vez vamos focar nobairro nobre com a melhor qualidade de vida, ou seja, Moema, elencando alguns pontos do distrito e tudo que ele tem a oferecer para os seus moradores e visitantes.
Situado na zona sul da capital paulistana, o bairro deMoema, que até 1987 era nomeado de Indianópolis, já passou por diversas transformações, que vão muito além da nomenclatura do distrito.
Publicidade
A maior mudança ocorreu na década de 60, quando o prefeito Faria Lima retirou as linhas de bonde, arborizou e pavimentou o local que hoje é conhecido como Avenida Indianópolis.
Outro marco importante ocorreu na década de 70, quando as construtoras decidiram investir ali, devido principalmente, ao baixo custo dos loteamentos, terrenos planos e clima agradável, culminando na inauguração do Shopping Ibirapuera, em 1976.
Atualmente, o território conta com um conjunto de atrativos que dificilmente outra região da capital poderia oferecer. Além de possuir uma das vidas noturnas mais movimentadas da cidade, o local ainda abrange diversas opções de lazer para quem prefere atividades à luz do dia, como o Parque do Ibirapuera e os Museus de Arte Moderna e Contemporânea, da Aeronáutica e do Folclore.
Moema também recebe dois eventos prestigiados, que movimentam não só a capital paulistana como todo o País e ainda atrai frequentadores vindos de todo o mundo: a Bienal de Arte de São Paulo e o São Paulo Fashion Week.
Publicidade
A gastronomia também se destaca, dispondo de estabelecimentos renomados e diversificados, como o Rinconcito Peruano, Restaurante Hannover, La Nonna di Lucca, Djapa, Sí Señor, Windhuk, O Burguer, dentre outros.
Relacionado à infraestrutura urbana, o distrito fica próximo ao Aeroporto de Congonhas e conta com hospitais, escolas, universidades e faculdades, além de ser atendido pela linha 5-Lilás do metrô. O comércio de rua diversificado também é um fator marcante da região, indo de grifes mais chiques até marcas populares e até alguns outlets.
Para quem possui interesse em residir no bairro com a melhor qualidade de vida da capital, o local é bastante verticalizado, com diversos edifícios de alto padrão. Ao todo são 767 condomínios e mais de 30 mil apartamentos, onde os mais altos e luxuosos desfrutam de uma vista direcionada para o Parque do Ibirapuera.