Geral

Saiba mais sobre os benefícios de morar em condomínio fechado

Condomínios têm regras de convivência mais severas e gestão facilitada de espaços compartilhados/ Crédito: Getty Images
Da Redação
10-05-2021 - Tempo de leitura: 2 minutos

Morar em um imóvel dentro de um condomínio fechado é sinônimo de conforto, segurança e praticidade.

Segundo o gestor imobiliário do IVR, Ricardo Paulo, nessa lista de atributos, a privacidade também ganha destaque, já que no espaço não é preciso se preocupar em construir muros ou instalar portões para ter mais liberdade e tranquilidade em relação aos vizinhos.

Atualmente, os condomínios são projetados e oferecidos em uma grande diversidade de tamanhos e com uma extensa variedade de preços. Podem até trazer particularidades específicas, como área de lazer com piscina, praças, ruas, segurança privada e, em alguns casos, até mesmo estabelecimentos comerciais e agências bancárias.

“Morar nesses residenciais fechados é hoje uma das melhores alternativas, por vários fatores. A que considero a mais importante é a qualidade de vida. Você constrói ou compra pronta a casa dos seus sonhos. A infraestrutura é sempre bem projetada, com muito lazer para as famílias, tem áreas verdes, boa piscina, campo de futebol, quadra poliesportiva, salão de festas, salão de jogos e várias churrasqueiras. E tudo muito bem cuidado”, aponta o Ricardo.

Publicidade

Confira todas as vantagens de morar em um condomínio fechado

Acesso restrito

A privacidade é garantida a partir do acesso restrito que impede a presença de ambulantes, vendedores porta a porta, entrega de panfletos e outras cenas comuns presentes no dia a dia das moradias localizadas em ruas comuns.

Segurança

A segurança é outro ponto fundamental para garantir uma vida tranquila aos moradores de condomínio fechados, com controle de acesso 24h, câmeras de vigilância espalhadas em pontos estratégicos, rondas noturnas e outros recursos importantes para restringir a presença de possíveis intrusos.

Por isso, os condomínios residenciais garantem liberdade e conforto para que os moradores transitem com segurança ou até mesmo possam viajar por longos períodos sem preocupações por deixar a casa sozinha.

Vínculos importantes

Outro benefício é a convivência entre condôminos que permite a criação de vínculos afetivos. Isso permite que todos se conheçam e se harmonizem de acordo com as regras da boa convivência. Para as crianças, essa questão é particularmente importante, já que elas podem ter a segurança de se reunir nas áreas de lazer e conviver com outras crianças sem correr riscos com desconhecidos.

Publicidade

Lazer

Moradores – e em alguns casos até visitantes – podem curtir as piscinas comunitárias ou particulares sem dor de cabeça, bem como realizar festas e confraternizações em família sempre que desejarem – desde que respeitem as regras coletivas.

Alguns locais contam, inclusive, com salas de cinema, espaço fitness e áreas para atividades em grupos, gerando até mesmo alguma economia com custos relacionados à qualidade de vida.

“A socialização com os vizinhos, entre pais e filhos é muito importante nos dias de hoje – observando sempre os cuidados em relação à pandemia. De modo geral, é bom para as crianças porque estão ali pertinho, brincando com segurança, andando de bicicleta e várias outras atividades recreativas”, afirma Ricardo Paulo.