Coletânea: conheça a origem dos nomes de alguns bairros de São Paulo
Riviera sem mar, um jardim francês e até mesmo uma forca estão por trás das histórias da cidade
Publicidade
Indo de inspirações europeias, passando pela fauna e até pelos notáveis nomes indígenas. Confira abaixo uma lista repleta de curiosidades sobre a origem dos nomes de bairros de São Paulo.
Riviera Paulista
Riviera é o termo utilizado para definir uma região costeira, sendo comumente utilizado para se referir às famosas Riviera Francesa e Riviera Italiana, que também serviram de inspiração para a nomenclatura do bairro na zona sul da capital paulistana.
Por mais que a cidade de São Paulo não possua uma região costeira, os imigrantes europeus que frequentavam a região no século XX, para praticar os esportes náuticos e demais atividades aquáticas na Represa de Guarapiranga, viram semelhança no local com as famosas rivieras do velho continente.
Localizado na região central da capital paulista, o nome do bairro tem inspiração francesa e surgiu com a intenção de nomear primeiramente o vistoso Parque Aclimação. Em 1892, o médico Carlos Botelho, que era formado em Paris, adquiriu o local com a intenção de criar um parque que fosse semelhante ao francês Jardin d’Acclimatation.
Publicidade
Aclimação
Por mais que o espaço não se compare ao Jardin d’Acclimatation, que abrigava um zoológico, o local era muito maior do que atualmente. No século XX, Botelho utilizava o parque, que hoje dá nome ao distrito, para lazer, pesquisas e também para aclimatar o gado que vinha da Holanda para a cidade.
Ibirapuera
O território nobre na zona sul de São Paulo é reconhecido pelo seu arborizado parque – e o nome também tem influência da vegetação. Em tupi, o termo “ibirapuera” é utilizado para descrever árvores velhas e podres, o que era muito comum na região devido ao terreno que constantemente era alagado.
Esta característica também foi um problema quando surgiu a ideia de criar um bosque no local, em 1920, mas um funcionário da prefeitura, conhecido como Manequinho Lopes, solucionou a questão do então prefeito José Pires do Rio, quando iniciou o cultivo de plantas que ajudam a reduzir a umidade do terreno, fazendo com que as árvores podres não fossem mais um risco para os frequentadores do local.
Liberdade
Um dos mais turísticos bairros de São Paulo teve o seu nome oriundo da famosa Praça da Liberdade, que possui uma história melancólica. O local era conhecido como Largo da Forca, já que era cenário para a execução pública de escravos e criminosos até o século XIX.
Publicidade
Para tirar este estigma, logo após a renúncia do imperador Dom Pedro I, que era conhecido como “o Libertador”, a temida forca foi substituída por um chafariz e o local ganhou o nome de Liberdade, que foi transferido para a Avenida e posteriormente para todo o distrito.
Capão Redondo
O bairro da zona sul de São Paulo é amplamente referenciado nas letras do grupo de RAP Racionais MC’s, sempre com alusão à vida na periferia. No entanto, a região era um local onde, no início dos anos 1900, os moradores da área mais central da cidade iam para caçar, devido à grande mata, que servia de abrigo para animais silvestres.
O nome se deve a uma formação curiosa da flora local, onde um círculo de araucárias, com cerca de cinquenta quilômetros de circunferência, se destacava. O termo “capão“, de origem tupi, é utilizado para descrever essa formação de uma porção de árvores muito próximas em meio a uma várzea.
NOTÍCIAS MAIS LIDAS
NEWSLETTER
IMÓVEIS
Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis