Sumário

    O bairro nasceu oficialmente em 1949 com o nome de Cidade Previdenciária Presidente Dutra. Hoje, a Cidade Dutra é um dos três distritos que formam a subprefeitura da Capela do Socorro, na zona sul, fazendo fronteira com o Grajaú, Pedreira, Campo Grande, Jardim Ângela e Parelheiros.

    História

    Originalmente, o território ocupado pelo bairro pertencia à Companhia Auto Estradas S.A, empresa que foi responsável por implementar o bairro de Interlagos. Cidade Dutra foi construído inicialmente para ser habitado por colaboradores da antiga Light e Power – proprietária à época das represas Billings e Guarapiranga –, que foi privatizada em 1996. Mas a região também recebia trabalhadores da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) em meados dos anos 1940.

    Uma grande parte da área foi vendida para loteamento para o Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Serviços de Transportes, que escolheu o nome do bairro. Os primeiros 500 imóveis construídos eram casas geminadas padrão, com dois dormitórios. Ao mesmo tempo, a Cidade Dutra já ganhava serviços essenciais como hospitais, mercados locais, igreja, feira livre e cinema, além da chegada do transporte público.

    O cotidiano tranquilo de bairro operário deu lugar ao crescimento desordenado na década de 50, quando pequenas vilas foram aos poucos se formando e crescendo. Hoje, a Cidade Dutra é um dos maiores distritos da zona sul de São Paulo.

    O nome foi uma homenagem a Eurico Gaspar Dutra, militar e político brasileiro nascido em Mato Grosso, em 1883. Foi eleito presidente da República, governando entre janeiro de 1946 e dezembro de 1951.

    Mobilidade

    O bairro possui boa conexão com o centro por meio do transporte público, bem como a região do Morumbi, Berrini, Vila Olímpia, Faria Lima e as cidades de Diadema e São Bernardo do Campo, no Grande ABC.

    A região também oferece fácil acesso à Estação Autódromo e Estação Primavera Interlagos, da Linha-9 Esmeralda da CPTM, que termina em Osasco, passa por Santo Amaro, Morumbi, Berrini, Vila Olímpia, Faria Lima e Pinheiros – faz conexão com as linhas 5-Lilás e 4-Amarela do Metrô. E de ônibus, conecta-se com Sabará, Santo Amaro e as cidades de Diadema e São Bernardo.

    Quanto custa para morar

    A Cidade Ademar está na região da Zona E, segundo dados da pesquisa CRECI-SP. O metro quadrado custa em torno de R$15.75m² a 27,38m² para locação. Para compra, o preço começa a partir de R$3.163 o metro quadrado.

    Lazer

    O bairro possui localização privilegiada ao lado do Autódromo de Interlagos José Carlos Pace, onde acontecem grandes eventos da agenda da cidade: o Grande Prêmio de Fórmula 1 e as provas da Stock Car, principal categoria do automobilismo brasileiro; além do prestigiado festival musical Lollapalooza. A estrutura também abriga o Kartódromo Ayrton Senna – Interlagos.

    A Cidade Dutra também preserva a igreja Nossa Senhora da Esperança, fundada em 1958, responsável por realizar eventos gastronômicos, festas e quermesses para os moradores.

    Para sentar e observar o cotidiano, os visitantes contam com as paisagens do Parque Linear Castelo, com muitas áreas verdes, pistas de caminhada, ponte e passarela de um lago na orla da represa Guarapiranga, com muitas flores e plantas. Também a praça Batista Botelho é bem cuidada e oferece equipamentos de exercício físico ao ar livre. Os moradores ainda estão próximos do Shopping SP Market e Shopping Interlagos.

    Educação

    O bairro oferece algumas opções de ensino, desde a educação pública com o Centro de Educação Unificado CEU Cidade Dutra, EMEF Dr. Miguel Vieira Ferreira, Colégio Lima Guimarães, Escola Estadual Beatriz Lopes e opções privadas como o Colégio Albert Einstein, a Simão Mago Escola de Educação Infantil e o Berçário Escola Castelo Baby.

    Saúde

    Para atendimento médico da população, o Cidade Dutra dispõe do Hospital e Maternidade Interlagos e do Ambulatório Maternidade Interlagos, além da ISO Radiologia Cidade Dutra, Clínica Premed, Clínica De Olhos, Dra. Aiko Miyaguchi Tukiama, Laboratório Lavoisier Cidade Dutra, CTA/SAE DST/AIDS – Cidade Dutra, e AmorSaúde Capela do Socorro. Casos encaminhados recebem auxílio do CAPS Adulto III Capela Do Socorro e do Ambulatório de Especialidades Jardim Cliper.


    Serviços

    Cidade Dutra apresenta boa variedade de restaurantes, como o Saikou Sushi Cidade Dutra e, nas proximidades, a Churrascaria Boi Nobre. Para curtir a vida noturna, destacam-se o Caçapa Snooker Bar e o Madness Rock Bar.

    Entre vários salões de cabeleireiros e beleza, oficinas, autopeças, açougues, o bairro abriga o supermercado Sonda – Cidade Dutra. Já para o cuidado dos pets, tem o Cobasi Atlântica, HaiPets, Dog Cat’s Pet Shop e o importante ponto do Bom Prato Cidade Dutra, que atende a população em situação de vulnerabilidade na região.