Decoração, reforma e construção

Copan será restaurado após 10 anos de negociações

Icônico edifício de São Paulo convive com problemas de manutenção da fachada, como infiltrações, queda de pastilhas, descaracterização; ainda falta definir parcerias para garantir o custeio

Por: Priscila Mengue, O Estado de S.Paulo 20/09/2021 2 minutos de leitura
Restauro também precisa recuperar fachadas dos fundos do Copan/Crédito: Getty Images

Publicidade

Após dez anos de negociações, o restauro do Edifício Copan está mais perto de começar e, enfim, viabilizar a retirada da tela que esconde grande parte da icônica fachada. O projeto apresentado por uma empresa contratada pelo condomínio foi parcialmente aprovado e chamado de “excelente” pelos órgãos municipais de patrimônio, com a versão final a ser entregue ainda neste ano.

Criado por Oscar Niemeyer, com colaboração de Carlos Lemos, o edifício completa 70 anos de início da construção no ano que vem. Ao longo dos anos 2000, tem convivido com problemas de manutenção da fachada, como infiltrações, queda de pastilhas, descaracterização, desprendimento de concreto e até exposição da armadura, o que foi constatado em laudos e até denunciado a órgãos de patrimônio.

Embora o novo projeto tenha sido bem recebido no Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) e no Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), o síndico do Copan é cauteloso ao falar sobre a situação. Responsável pelo condomínio desde 1993, Affonso Celso Prazeres de Oliveira diz ainda procurar parcerias para a obra, por ter apenas uma parte dos milhões de reais do custeio. Ainda não há data de início.

Os órgãos de patrimônio municipais têm destacado, contudo, que ao menos as medidas mais emergenciais precisam ser iniciadas logo. Em reunião do Conpresp em agosto, foi ressaltado um trecho do projeto. “Embora o levantamento não aponte riscos estruturais para o edifício, em alguns pontos, como nos pilares da fachada sul e escadas de serviço, é possível verificar pontos críticos, com alto grau de deterioração do concreto e suas armaduras, que necessitam de tratamento urgente”.

Publicidade

Na ocasião, a proposta foi aprovada de forma unânime, com a exigência de apresentação dos relatórios das etapas das obras emergenciais. O arquiteto Valdir Arruda, do DPH, chegou a explicar que propostas de anos atrás não foram acatadas por envolverem materiais muito distantes do original, como pastilhas de vidro brilhosas. Além disso, abrangiam apenas a fachada voltada à Avenida Ipiranga, enquanto a nova é para toda a área externa.

Em novembro de 2019, o conselho havia acertado a entrega do projeto em março do ano seguinte – mas com a pandemia o prazo não foi cumprido. Embora seja um dos trabalhos mais conhecidos de Niemeyer, o edifício é tombado apenas no âmbito municipal (desde 2012) e não há processo de preservação em estudo nas esferas estadual e federal (de acordo com a Secretaria da Cultura e o Iphan). Portanto, do ponto de vista de patrimônio (o que não inclui outras permissões para obras), o restauro só depende de liberação do Conpresp e do DPH.

De fissuras a desagregação de concreto, Copan tem patologias diversas

Um diagnóstico feito em 2019 identificou patologias variadas no conjunto. Dentre elas, “intervenções errôneas” que descaracterizam a fachada, corrosão da armadura, fissuras, infiltrações, colônias biológicas e desagregação de concreto, dentre outras. 

Publicidade

“A maior parte dos problemas é fruto da idade da edificação, falta de manutenção e algumas possíveis falhas executivas (…). A presença da umidade é um fator que acaba por agravar as manifestações patológicas, ampliando o ciclo de degradação”.

Confira o conteúdo completo em:
https://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,copan-sera-restaurado-apos-10-anos-de-negociacoes,70003844073

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Corretores participam de apenas 40% das vendas de imóveis no Brasil

1 minuto de leitura
Imagem destacada

Leilões online disponibilizam imóveis com descontos de até 40%

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Preço dos imóveis deve subir menos em 2022; entenda como ficará o mercado

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Para prefeito de Florianópolis, ecossistema de tecnologia permitiu construção de escola em 42 dias

1 minuto de leitura