Conhecido pela infraestrutura, modernidade e luxo dos imóveis, o Morumbi, um dos bairros com a maior concentração de renda per capita da cidade de São Paulo, segundo dados do Censo de 2010, surgiu em meados de 1.815, quando o inglês John Rudge comprou um terreno de 700 alqueires de terra e construiu a Fazenda Morumby, dedicada à plantação de chá. Os anos se passaram e a região, que antes era rural, foi se tornando residencial.

Dois acontecimentos marcantes ajudaram o distrito a crescer e se desenvolver. Um deles é a construção do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, do São Paulo Futebol Clube, e a transferência da sede do governo do Estado para os arredores. As mudanças e a saturação de outros bairros nobres, como o Itaim Bibi e a região de Pinheiros, começaram a voltar a atenção da classe alta e rica paulistana para o Morumbi.

Preço

Quem escolhe um imóvel no Morumbi pode encontrar preços mais altos, já que a estrutura do bairro chama atenção. O valor médio do m² de imóveis usados é de R$ 7.000, segundo a Pesquisa de Mercado da Capital do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-SP), de novembro e dezembro de 2018

Mobilidade

A localização é próxima a importantes vias, por exemplo, as avenidas Morumbi, Giovanni Gronchi e Doutor Alberto Penteado. E ainda oferece aos seus moradores acesso ao transporte público, com diversas linhas de ônibus e a estações de metrô da Linha 4-Amarela (Butantã e São Paulo-Morumbi). A região também deve receber, em breve, as estações da Linha 17-Ouro do metrô, e o monotrilho, que ligará a Estação Jabaquara (Linha 1-Azul), o Aeroporto de Congonhas e a Estação São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela).

Educação

Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.
O setor conta com tradicionais colégios particulares do bairro, como o Colégio Visconde de Porto Seguro, Anglo Morumbi, Pentágono, Morumbi Sul, entre outros. A área também abriga duas grandes universidades: um campus da FMU e outro da Anhembi Morumbi.

Saúde

O famoso Hospital Israelita Albert Einstein, o Hospital Lefort Morumbi e o Hospital São Luiz são referências médicas e particulares na região. Na área pública, o bairro é atendido pelo Hospital Infantil Darcy Vargas.

Lazer  

O dois pontos turísticos mais conhecidos do bairro são opções de lazer. Um deles é o edifício sede do Governo do Estado, o Palácio dos Bandeirantes, que disponibiliza amplo acervo histórico e artístico para a visitação pública, com obras de artistas como Portinari, Antonio Henrique, Djanira Motta e Silva, Aldemir Martins, entre outros. O palácio é residência oficial do governador. O outro é o Morumbi, o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, maior estádio particular do Brasil. É palco de grandes shows e partidas de futebol com capacidade para cerca de 60 mil pessoas.

Uma das primeiras residências nas imediações foi a Casa de Vidro, projetada por Lina Bo Bardi no início dos anos 50. O jardim da casa é raro exemplo de conservação da mata brasileira. Hoje abriga a sede do Instituto Lina BO e P.M. Bardi, criado em 1990. É constituído de obras de arte, móveis, documentos, objetos, desenhos de Lina, entre outras coisas.

É um dos distritos mais arborizados de São Paulo e quem gosta de áreas verdes ainda pode contar com o Parque Alfredo Volpi, antes conhecido como “Parque Morumbi”, que possui 142 mil m² de Mata Atlântica no meio da capital paulista. O parque conta uma estrutura de cooper, trilhas para caminhadas, áreas para piquenique, playgrounds, bebedouros, sanitários, estacionamento e bicicletário.

O bairro também conta com o Parque Burle Marx, um parque público, administrado pela Fundação Aron Birmann, que é uma grande reserva de vegetação nativa da Mata Atlântica. No local o morador pode desfrutar de uma horta comunitária, áreas de lazer, pistas de caminhada, áreas para práticas esportivas, uma área destinada aos animais de estimação, atividades gratuitas como yoga, tai chi chuan, meditação, alongamento, capoeira, etc.

Pra quem precisa fazer compras, o Shopping Jardim Sul oferece diversas lojas e muitas opções de restaurantes e bares.