Decoração, reforma e construção

5 dicas para sua varanda: aproveite a vista e crie ambientes integrados

Veja como deixar esse cantinho mais funcional, aconchegante e com um estilo que combina com a sua rotina

Por: Rafael Moura, Estadão Imóveis 11/03/2022 3 minutos de leitura
Varanda de apartamento integrada com a sala
Rede, assentos pendurados no teto ou mesmo cadeiras de praia podem dar um toque especial no espaço para descansar/ Crédito: Guilherme Pucci

Publicidade

Ter uma varanda em casa é um privilégio nos dias de hoje e, durante o isolamento social mais rígido, era o único jeito de sair de casa. Por isso, pensamos em dicas para sua varanda ficar ainda melhor, já que Nos últimos anos, esse espaço se tornou um importante ambiente externo como apoio para relaxar.

Para deixar a decoração da varanda mais simples e proveitosa, vamos trazer algumas dicas e ideias sobre quais móveis usar, tipos de decoração, a possibilidade de integrar ao resto da casa para ampliação dos ambientes, reformas possíveis e adaptações.

Ana Rozenblit, arquiteta do Spaço Interior, coloca como  dica inicial a integração dos espaços, que pode resultar na amplitude da área social.

Dicas para sua varanda: ampliar e integrar ambientes do apartamento

“O primeiro truque é o nivelamento do piso da sala com o piso da sacada – usar o mesmo material dá sensação de continuidade”, diz. Para apartamentos com sala pequena, uma ideia pode ser colocar a mesa de jantar no terraço, deixando o espaço social maior.

Cozinha americana integrada com varanda, com móveis coloridos e descolados
Projeto da Studio Guadix, com uso de espaço integrando sala e varanda em studio em São Paulo/ Crédito: Guilherme Pucci

A sala de jantar com uma área dedicada cria a possibilidade de ter uma vista privilegiada. “Agora, se a pessoa quer uma varanda mesmo, ela pode manter o desnível que separa os ambientes e usar marcenaria rústica para decorar”, diz.

Publicidade

Se possível, saia do padrão e convencional 

Outra possibilidade é retirar a porta que separa os ambientes, o que contribui para a integração. “Porém, em alguns casos, é necessário a autorização do condomínio por normas de configuração da fachada do edifício. É importante pensar na estrutura, ter um laudo técnico antes de remover a divisão desses espaços”, afirma Ana.

Crie um jardim ou horta na varanda de casa 

De acordo com Isabella Nalon, arquiteta, ter elementos verdes deixa o ambiente mais agradável, mas tudo vai depender do tamanho da varanda. Para áreas pequenas, Nalon indica jardins verticais.

Vasos pendurados em uma parede podem destacar a decoração, mas precisa ser um lugar com as condições ideais de vento e sol. “Algumas plantas necessitam de irrigação constante e hoje já temos várias opções modernas de irrigação automatizadas”, lembra.

Dicas para sua varanda: monte uma varanda gourmet para chamar de sua

Pode acontecer do imóvel não ter uma área projetada para suportar um espaço gourmet, mas alguns móveis de varanda podem ajudar no projeto.

Publicidade

“Se for um espaço amplo, é indicado ter um apoio para se tornar uma ‘varanda gourmet’ – uma bancada, mesa e cadeiras ou banquetas. Se o prédio não for projetado para ter uma churrasqueira com saída de fumaça, não vai ser possível ter a convencional. Nesse caso, churrasqueiras portáteis são a melhor opção”, diz Rozenblit.

Reserve o espaço para relaxar e respirar com filhos e pets

Uma rede de balanço, cadeira pendurada no teto ou mesmo cadeiras de praia podem dar um toque naquele cantinho para descansar. Pode-se ainda usar o espaço como sala de TV ou de jogos para crianças, um espaço de home office ou um quintal para o pet.

Espaço de trabalho com mesa e cadeira na varanda de um apartamento pequeno
Projeto de Marina Carvalho de usar varanda para o cantinho do home-office / Crédito: Evelyn Muller

“Para algumas dessas opções, o proprietário pode precisar de uma cortina de rolo de qualidade para vedar a entrada de luz e ter privacidade”, reforça.

A grande tendência é valorizar o lar por completo. Como ficávamos muito tempo fora quando ainda íamos para o trabalho, tínhamos pouco tempo para observarmos nosso lar. Hoje prestamos mais atenção nos detalhes da casa”, comenta a profissional. “Mas, a varanda se tornou um importante espaço de entrada de ar, ponto de observação para ver o bairro e ter mais proximidade com a natureza”, finaliza. 

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

FGV: IGP-M tem deflação de 1,01% na 1ª prévia de outubro; confira

0 minutos de leitura
Imagem destacada

7 dicas para organizar a mudança residencial

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Resid estreia com aposta de R$ 1 bi em ‘segunda casa’ compartilhada

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Top Imobiliário 2021: Lopes acelera atuação digital

3 minutos de leitura