Se morar de aluguel tem vantagens, uma delas é a possibilidade de se mudar com mais facilidade. Basta devolver as chaves e encontrar um novo lugar para viver. A decisão pode levar em conta o local de trabalho, uma escola melhor para as crianças ou uma nova circunstância cotidiana.
Mas, eventualmente, pode acontecer de finalmente encontrar aquele lugar dos sonhos em um bairro confortável e simplesmente decidir ficar mais tempo. O inquilino que quer continuar morando onde está precisa se atentar à renovação do contrato de aluguel residencial findados 30 meses da sua assinatura. Esse é o seu caso? Abaixo, listamos os pontos da prorrogação que mais geram dúvidas.
Tipos de renovação contratual
Qual tipo de contrato você assinou? Documentos contendo cláusulas de renovação automática têm o prazo de locação estendido por tempo indeterminado sem necessidade de formalização. Neste caso, os pontos acordados inicialmente permanecem os mesmos.
Funciona assim: finalizado o prazo de locação, se o inquilino permanecer no imóvel por mais de 30 dias sem oposição do proprietário, entende-se que houve a renovação do contrato de aluguel residencial.