Notícias

Fim do corretor de imóveis? Inteligência artificial revoluciona profissão e gera dúvidas

Tecnologia já é utilizada em diversas etapas da jornada de compra e venda

Por:Breno Damascena 04/02/2025 4 minutos de leitura
Corretores e imobiliárias adotam diversas ferramentas de IA para acelerar processos e melhorar eficiência/ Crédito: DC Studio/AdobeStock

Publicidade

A inteligência artificial chegou ao mercado imobiliário como um furacão. Assim como vem acontecendo em diversos postos de trabalho, a tecnologia assumiu funções, acelerou processos e promove contínuas revoluções no setor. De assistente ocasional a instrumento fundamental, a IA alcançou, em pouco tempo, um papel imprescindível para corretores de imóveis e imobiliárias.

Os usos vão da utilização do Chatgpt para a criar descrições de propriedades a chatbots especializados em gestão de lides. Um estudo da provedora de tecnologia imobiliária Delta Media relata que 87% dos agentes imobiliários dos EUA já usam inteligência artificial, um crescimento de 7% em relação ao ano passado. 

No Brasil, o cenário é bem menos avançado, mas caminha na mesma direção. Segundo Diogo Martins, CEO do Instituto Brasileiro de Educação Profissional (IBREP), existe desconhecimento sobre o papel da tecnologia e o corretor de imóveis brasileiro ainda não se acostumou a utilizar essas ferramentas no dia a dia.

Para Diogo Martins, CEO do IBREP, a profissão não está em risco, mas o corretor que não utilizar essas ferramentas será substituído/ Crédito: Ângelo Borba/Divulgação

“Como em qualquer outra profissão, é preciso se adaptar. A IA ajuda a eliminar gargalos de atendimento, diminuir filas, automatizar a análise documental e a análise de crédito. Ela até melhora os textos dos anúncios para que eles se tornem mais atrativos para os clientes”, ilustra Martins. “Muitas das funções que o corretor realiza podem ser automatizadas”, defende. 

Publicidade

Novos negócios

Na esteira dos avanços promovidos pela IA no mercado imobiliário, iniciativas disputam a atenção dos consumidores e dos corretores. A Morada.ai é fruto deste ambiente. Fundada em 2021, a startup desenvolveu a Mia, uma ferramenta de atendimento que utiliza IA generativa, assim como o Chatgpt, para conversar com potenciais clientes e qualificar lides.

+ DeepSeek não é a única: outras empresas chinesas de inteligência artificial podem abalar o mercado financeiro

De forma prática, a Mia realiza um pré-atendimento com pessoas interessadas em negociar imóveis e aponta os “melhores” clientes aos corretores. “Um profissional precisa conversar com 100 pessoas no Whatsapp para fazer uma venda. E 47% deles chegam fora do horário comercial. É um processo ineficiente. O que a gente faz é encurtar isso”, justifica Luis Veloso, COO do Morada.ai. 

“A IA conhece os clientes e apresenta as informações e demandas para o corretor de imóveis trabalhar melhor”, explica. De acordo com Luis, a startup atende quase 100 incorporadoras em 17 estados do Brasil.

Publicidade

Luis Veloso, cofundador e COO da Morada.ai, acredita que relações humanas continuarão fundamentais na venda de imóveis/ Crédito: Divulgação/Morada.ai

Porém, não são só as startups que estão abraçando este modelo de negócio. A incorporadora Eztec também já tem um ferramenta de IA para chamar de sua. 

Desenvolvida para atender os próprios corretores de imóveis da companhia, a Tec.IA é uma espécie de chatbot que os profissionais podem utilizar para buscar informações de empreendimentos à venda. “Assim, o corretor tem acesso aos produtos, melhorando significativamente o tempo de resposta e a qualidade do atendimento” explica Rafael Brandimarte, Superintendente Comercial da Eztec.

+ Quem são e por que alguém se torna corretor de imóveis?

Rafael Brandimarte, Superintendente Comercial da Eztec, diz que a IA fez o tempo de preparação de um contrato cair de 24 horas para 15 minutos/ Crédito: Divulgação Eztec

“Notamos que existia morosidade nos processos, desde a documentação à comunicação entre os departamentos da incorporadora. Se o cliente perguntar a profundidade da piscina, o corretor precisava abrir o folder para descobrir. Agora basta perguntar ao Tec.IA e ter a resposta em tempo real”, ilustra. “Ele pode até pedir para a ferramenta preparar um e-mail para enviar ao cliente”.

Publicidade

O papel do corretor

Do primeiro contato à entrega das chaves, o comprador e o corretor de imóveis percorrem uma longa jornada que envolve a construção de um relacionamento, a resolução de problemas e muito dinheiro. O Chatgpt, o Deepseek e outros assistentes pessoais prometem diminuir os entraves deste processo, mas faz muitos corretores se questionarem se a profissão corre o risco de chegar ao fim.

+ Número de startups do mercado imobiliário no Brasil cresce 13,5% em um ano

Martins acredita que o avanço da IA representa, sim, um sinal de alerta. Porém, apenas para corretores que não estão preparados para estas mudanças. “A profissão não está em risco, mas o corretor que não utilizar essas ferramentas vai ficar para trás”, acredita. “Se ele utilizar essas plataformas, sobra mais tempo para se dedicar à relação com o cliente”. 

E esta é justamente a maior vantagem do corretor de imóveis nos tempos atuais, segundo ele. “Ainda que grande parte do processo seja automatizado, dificilmente um comprador vai fechar a compra ou venda de um imóvel sem uma pessoa envolvida na jornada”, defende. “As relações humanas ainda são fundamentais”, pontua. 

Publicidade

Também é nesta convicção que se apoia Veloso para argumentar que a profissão não está em perigo. “O corretor será totalmente substituído? Não. O comprador ainda precisa do contato humano para fechar o negócio. A presença física é importante”, observa. “Mas todo o restante, das conversas de whatsapp aos trâmites burocráticos, a IA deve ser capaz de fazer”.

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Quando as antiguidades precisam ir embora

10 minutos de leitura
Imagem destacada

Avanço de microapartamentos fomenta mercado de empresas de self storage

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Tegra prevê mudanças nas áreas internas

2 minutos de leitura
Imagem destacada

OPINIÃO: Os motivos que mantêm os apartamentos compactos em alta

2 minutos de leitura