Notícias

Startup brasileira cria “ChatGPT do setor imobiliário”

Diferencial da plataforma é a especialização no setor e adaptação ao mercado nacional

Por:Breno Damascena 28/05/2023 1 minuto de leitura
chatgpt-lastro-inteligencia-artificial
Ferramenta simboliza popularização da inteligência artificial / Crédito: Getty Images

Publicidade

Desde que surgiu, o ChatGPT gera dúvidas sobre o mercado de trabalho, suscita debates sobre o futuro e rapidamente se consolida como um marco da tecnologia. A plataforma se tornou um símbolo da popularização da inteligência artificial, mas não é o único exemplo. Recentemente, a startup Lastro criou a Lais, uma assistente digital voltada para o mercado imobiliário. 

Assim como o ChatGPT, a Lais (Lastro Artificial Intelligence System) é uma plataforma semelhante a de um bate-papo online. O usuário pode acessá-la de forma gratuita e realizar perguntas sobre temas ligados ao setor, como a explicação do significado de termos técnicos e o detalhamento de regras e outras práticas comuns. 

“Diferentemente do ChatGPT, que usa uma base de informações muito ampla, nós criamos uma nova camada que é especialista no mercado imobiliário. Nesse espaço, ensinamos a inteligência artificial sobre todas as particularidades do setor”, afirma Pedro Milanez, CTO da Lastro, startup que se propõe a simplificar a gestão de imóveis. 

Segundo Milanez, essa segmentação garante que as respostas sejam mais precisas e personalizadas para solucionar as dúvidas dos usuários. “Aprofundamos em temas como a lei do inquilinato e todas as minuciosidades que interferem no comportamento do mercado de aluguel no Brasil”, exemplifica. “Tiramos as amarras de ajustes generalistas e criamos amarras de especialistas.”

Publicidade

Estética da plataforma se assemelha a de aplicativos de bate-papo tradicionais/ Fonte: lastro.co/lais/

A Lais também apresenta dicas para a resolução de impasses ligados aos relacionamentos imobiliários, como a locação ou compra de um imóvel, a contratação de financiamentos imobiliários ou o relacionamento entre condôminos. “No Google e no ChatGPT, a resposta será generalista. Se você quer ter a visão de um especialista, busque um advogado. Aqui é uma analogia parecida. Se você quer uma visão muito mais especializada no mercado imobiliário, você fala com a Laís”, conclui Milanez. 

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Como declarar imóveis comprados à vista no Imposto de Renda em 2023?

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Por que é uma boa hora para pensar em imóveis nos Estados Unidos?

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Leilão de imóveis são vistos como oportunidade para investidores

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Como declarar aluguel no Imposto de Renda?

4 minutos de leitura