Sumário

    Cidade Líder é um distrito que integra a subprefeitura de Itaquera, na zona leste da cidade de São Paulo. Embora seja um bairro em desenvolvimento, com bolsões de regiões mais pobres, tem um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH, que mede a qualidade de vida) considerado elevado, de 0,817 – equivalente ao do Uruguai.

    Na região, há prevalência de construções de alvenaria de boa qualidade, dezenas de templos religiosos e muitos bares e restaurantes. A avenida Líder, tomada por comércios e de alto movimento, é a principal via do bairro.

    Histórico

    A história da Cidade Líder tem início em 1945, quando o empresário Francisco Munhoz assumiu a missão de realizar o loteamento do bairro – uma atividade que não era novidade para a família, pois seu irmão, José Munhoz, foi o responsável pela fundação de outros bairros paulistanos, como a Vila Brasilândia. Francisco batizou o novo bairro com o termo que adotou para suas empresas: como a Liderança Capitalizações e a construtora Líder Empreendimentos.

    Quando se deu o início do loteamento, havia apenas cerca de 30 casebres em situação de vulnerabilidade. Mas o crescimento ocorreu rapidamente: em menos de três décadas passou a ser habitado por quase 20 mil moradores. Atualmente, são mais de 130 mil habitantes.

    A má notícia é que o boom habitacional chegou aliado à falta de planejamento urbano. E a expectativa é que as próximas décadas registrem um processo de adensamento populacional ainda maior – atualmente em 127 habitantes por hectare.

    Mobilidade

    O corredor de ônibus que liga a avenida Líder, a principal do bairro, a Itaquera atende a cerca de 50 mil pessoas por dia. Seus moradores estão entre 15 e 20 minuto das estações de metrô Arthur Alvim e Itaquera, da Linha-3 Vermelha, que faz conexão com as linhas 1-Azul e 4-Amarela.

    Quanto custa para morar

    O bairro está na região com o preço do metro quadrado mais baixo, pegando os preços de Itaquera, bairro próximo e que fazem parte da Zona E do Índice CRECI-SP, partem dos preços de R$15.75m² a 27,38m² para locação para casas e apartamentos. Já para compra, o preço varia entre R$3.163, 33m² a 3.754,39 para casas e apartamentos residenciais.

    Lazer

    Muito próximo a Itaquera, Cidade Líder compartilha muito dos equipamentos de lazer do bairro vizinho. O mais famoso deles é a Neo Química Arena, estádio em que o Corinthians manda seus jogos de futebol e que recebe também diversos eventos esportivos e corporativos. Ainda para os corintianos, na avenida Líder se localiza o Posto Corinthians, que funciona 24 horas e concentra torcedores em dias de jogos, que são transmitidos por um telão. A região abriga ainda o Parque do Carmo – Olavo Egydio Setúbal, o terceiro maior de São Paulo: seus destaques são o Museu do Meio Ambiente e o Bosque das Cerejeiras.

    Educação

    O bairro Cidade Líder tem entre suas opções os colégios particulares Raízes e Escrevivendo, e a Faculdade Santa Marcelina, que oferece cursos de graduação e pós-graduação, com foco na área da saúde. Há também diversas instituições de ensino públicas, como os CEIs Maria Luiza Americano e Celso Daniel. Na vizinha Itaquera, pode-se encontrar uma Etec, uma Fatec e uma unidade do Senac.


    Saúde

    Na área da saúde, o bairro é assistido pelo Hospital Santa Marcelina, que conta com o suporte da faculdade homônima. Além dele, os moradores podem acessar também o centro clínico NotreDame, a AME Santa Marcelina e a Casa Ronald McDonald, uma instituição mantida pela rede de lanchonetes fast food que dá apoio e acolhe crianças e adolescentes com câncer.

    Serviços

    Muito próximo à Neo Química Arena se localiza o Shopping Metrô Itaquera, onde os moradores encontram mais de 400 lojas e quiosques, restaurantes e lanchonetes, além de um complexo de cinema com oito salas. Na Cidade Líder destacam-se também as diversas opções de mercados, supermercados e atacadões.