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Valor Geral de Vendas (VGV): o que é e qual é a importância dele no mercado imobiliário?

Número ajuda a nortear estratégias das construtoras e contribui para a tomada de decisão de investidores

Por: Redação, Estadão Imóveis 18/07/2024 3 minutos de leitura
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É fundamental calcular o VGV para avaliar a rentabilidade de um investimento imobiliário / Crédito: Freedomz/AdobeStock

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No universo das construtoras e dos investidores do mercado imobiliário, poucas siglas são tão relevantes quanto VGV. O Valor Geral de Vendas é uma métrica de avaliação do faturamento de um empreendimento imobiliário e ajuda a contabilizar a receita de um lançamento a partir da perspectiva de venda das unidades

Como funciona o VGV? 

“O cálculo para o VGV consiste em multiplicar o preço de venda de cada unidade do edifício pelo número total de unidades”, resume Roberto Dib, CFO da Vila 11, empresa especializada em empreendimentos multifamily. 

Na prática, imagine que uma construtora está desenvolvendo um prédio residencial com 20 apartamentos e cada unidade será negociada por R$ 100 mil. Para calcular, basta multiplicar o número de unidades pelo valor delas. 

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Assim, VGV = unidades x preço de venda

VGV = 20 unidades x R$ 100 mil

Portanto, o VGV previsto para o empreendimento é de R$ 2 milhões.

Mas para que serve este número? 

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Para que serve o VGV no mercado imobiliário? 

1. Rentabilidade do investimento

O VGV é um dos fatores responsáveis por determinar se vale a pena ou não iniciar um projeto. É analisando a estimativa de receita que os investidores calculam a taxa de retorno do investimento.

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“O planejamento financeiro é crucial para os desenvolvedores imobiliários e investidores avaliarem a viabilidade econômica do projeto. O VGV ajuda a determinar a necessidade de capital, o potencial de lucro e os riscos associados”, contextualiza Roberto.

2. Risco de crédito

O VGV de um projeto também é observado como balizador de risco de crédito. “O financiamento dos bancos e outras instituições financeiras utilizam o número para avaliar a concessão de empréstimos e financiamentos. Um valor elevado pode facilitar a obtenção de melhores condições de crédito”, pontua o executivo.

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3. Potencial de marketing

Quanto maior a chance de sucesso de um empreendimento, maior será o número de investidores interessados no negócio. E uma estratégia assertiva de vendas e comunicação passa obrigatoriamente pelo entendimento do potencial daquele projeto. O VGV é um dos números utilizados para nortear essa jornada. 

“O VGV também é uma métrica usada nos setores de marketing e vendas, ajudando a definir metas e estratégias comerciais”, complementa.  

4. Parcerias e investimentos

Empresas de construção, incorporadoras e investidores também usam o VGV para negociar parcerias, avaliar oportunidades de investimento e determinar a participação de cada parte no empreendimento. 

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“Ele é importante para desenvolvedores imobiliários e investidores, pois ajuda a medir o potencial financeiro”, indica Flavio Lino, fundador e CEO da Certiphic Engenharia de Valor.

Qual é a importância do VGV? 

O Valor Geral de Vendas de um empreendimento não é um número cravado na pedra. Ele pode variar – e geralmente varia – de acordo com diversas condições.

De forma geral, o VGV é uma estimativa e ele, por si só, não indica se um negócio será lucrativo ou não. Existem diversos outros fatores internos e externos que podem impactar o resultado final. 

Se os custos de construção, marketing, vendas e salários somados forem próximos do VGV, por exemplo, aquele lançamento não será lucrativo. No entanto, o número é fundamental para definir o orçamento da empresa para despesas como a aquisição do terreno, a contratação da mão de obra, a compra de materiais de construção etc.

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