Cambuci

Cambuci: um dos bairros mais antigos de São Paulo

A quantidade abundante da árvore cambuci presente nas redondezas deu nome à região

Por: Da redação 02/04/2019 2 minutos de leitura
Imóveis no Cambuci
O bairro está localizado entre a Vila Mariana, Liberdade e Mooca. Foto: iStock

Publicidade

O bairro do Cambuci fica na zona central da cidade. Seu nome vem de uma árvore, conhecida pela alta qualidade de sua madeira e por seus frutos, matéria-prima de doces e aguardente. Em meados de 1900, o local era a entrada de São Paulo para quem vinha do interior. Os viajantes passavam pelo Córrego de Lavapés, justamente para lavar os pés e descansar. Hoje, Lavapés é uma das ruas mais conhecidas da capital. O córrego era considerado a divisa entre a cidade e a zona rural. O Cambuci fica perto do Parque da Aclimação, uma das opções de lazer na Zona Sul de São Paulo.

Preço

O bairro está localizado entre a Vila Mariana, Liberdade e Mooca. A região é predominantemente residencial. Segundo a Pesquisa de Mercado da Capital do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-SP), de novembro e dezembro de 2018, o metro quadrado custa em média R$ 4.500.

Mobilidade

Publicidade

O acesso rápido e fácil a outras regiões de São Paulo é uma das qualidades do bairro. A proximidade de grandes avenidas, como a do Estado e a Dom Pedro I, além de corredores de ônibus, facilita o tráfego por automóvel ou transporte público. O metrô atende o Cambuci com as estações Dom Pedro II, na linha Vermelha, e São Joaquim, que pertence à linha Azul.

Educação

O bairro do Cambuci conta com as escolas particulares Paulo de Tarso, Colégio Aclimação e o Colégio Diáspora. O distrito também oferece instituições estaduais, como a Escola Técnica Walter Belian, Escola Municipal Oscar Thompsom e a Escola Estadual Adelina Issa Ashcar.

Lazer

Publicidade

Um dos principais atrativos nas proximidades do bairro é o Parque da Aclimação, uma área de 112 mil metros quadrados com diversas atividades para pessoas de todas as idades. O local conta com um lago natural, jardins parisienses, aparelhos de ginástica, pista de cooper e caminhada, campo de futebol, quadras de vôlei e basquete. Outro destaque é a Biblioteca Raul Bopp, próxima ao Parque. Além das atividades mensais, que incluem palestras, shows, oficinas e contação de histórias, seu acervo conta com 33 mil exemplares, com mais de 2 mil livros sobre o tema de meio ambiente.

Já o Museu do Cinema é uma relíquia da sociedade brasileira e, apesar da simplicidade, é considerado o mais completo do País. Localizado na Avenida Lins de Vasconcelos, sua coleção conta com cartazes de filmes de 1925, anúncios de películas do século XIX, infinitas fitas de longa e curta-metragem, câmeras e projetores. É uma ótima opção para quem quer mergulhar na história da sétima arte.

O Museu do Ipiranga fica no bairro vizinho, bem pertinho, e possui acervo de mais de 450 mil artigos, iconografia e documentos antigos que descrevem a trajetória e o desenvolvimento da sociedade brasileira por meio de objetos e registros culturais, com ênfase na história do Estado de São Paulo. A instituição está fechada para o público, devendo ser reaberta em 2022. O Largo do Cambuci e a Rua Lins de Vasconcelos são os centros comerciais mais importantes. Ainda perto do bairro, estão o Shopping Santa Cruz e o Pátio Paulista. Os principais restaurantes da região são o Laço Aclimação Churrascaria e o Javali. As pizzarias Carrieri Pizza Bar, Família Presto e a Zio Vito Pizzaria são as mais conceituadas.

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

CVM suspende decisão sobre rendimentos do FII Maxi Renda

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Saiba como preparar a casa para as comemorações de final de ano

7 minutos de leitura
Imagem destacada

Consórcio de imóveis: conheça os cuidados fundamentais antes de contratar

5 minutos de leitura
Imagem destacada

Governo é contra projeto que propõe fixar índice para corrigir aluguéis

3 minutos de leitura