Voltar
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


Página inicial / Guia de Bairros / São Paulo / Sacomã / Sacomã: início industrial marca a história do bairro

Sacomã: início industrial marca a história do bairro

Com excelente infraestrutura, a região nasceu a partir de uma fábrica de cerâmicas


Da redação

02/04/2019 - 2 minutos de leitura


vista geral do bairro Sacomã
Sacomã é predominantemente residencial e a média do valor de compra por m² custa R$ 3.500. Crédito: Nilani Goetems

Localizado na zona sul de São Paulo, o Sacomã recebeu fábricas e indústrias que encaminharam seus produtos para os portos do litoral paulista. O nome vem de dois irmãos franceses, Ernest e Henry Saccoman, que construíram uma fábrica de cerâmicas na região em 1890 e foram responsáveis pelo desenvolvimento do lugar.

Leia mais:
5 bairros com maior concentração de imóveis de luxo em São Paulo
Zona sul de São Paulo concentra o maior número de lançamentos
Jardins e Moema têm os condomínios mais caros de São Paulo

O bairro abriga a Árvore das Lágrimas, a figueira de mais de 200 anos que marcava o limite da cidade com a estrada que levava ao litoral. A planta era o ponto de despedida entre as famílias e os parentes que viajavam a trabalho.

Preço

O Sacomã é predominantemente residencial. A média do valor de compra por m² é de R$ 3.500, segundo a Pesquisa de Mercado da Capital do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-SP), de novembro e dezembro de 2018.

Mobilidade

A mobilidade é destaque no bairro. Em 2007, a região recebeu o Terminal Sacomã, com ônibus para diversas regiões da cidade e linhas especiais que operam durante toda a madrugada. O terminal oferece ainda linhas intermunicipais com destino a Santo André, Mauá, São Bernardo, Diadema e São Caetano.

Na parte de cima do terminal é possível acessar a Estação Sacomã, que pertence à Linha Verde do metrô – com conexões para a linhas Azul e Amarela, a Linha Turquesa, do trem, e a Prata, do monotrilho. Mas o bairro também fica próximo à Rodovia Anchieta, que faz ligação com o litoral de São Paulo, cortando a região do ABC Paulista.

Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

Educação

O bairro tem escolas para todos os níveis de ensino. Entre os colégios particulares a região conta com a escola Ideal SP, Nossa Escola, Sintonia Escola de Educação Infantil e Colégio Alexandra. Já no ensino público o Sacomã tem a Escola Estadual Professor Demosthenes Marques e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Abrão Huck.

Saúde

O bairro oferece o Complexo Hospitalar Heliópolis, mais conhecido como Hospital de Heliópolis. A região conta com muitas Unidades de saúde como: AMA/UBS integrada Pq. Bristol (Rua François Bunel, 194), a AMA especialidades Vila das Mercê (Rua. Nossa Senhora das Mercês, 1315), UBS Aurélio mellone (Rua Atilio selva, 10). Perto da região tem o hospital particular Dom Alvarenga.

Serviços

No Sacomã há mercados, bares, farmácias, restaurantes, bancos e colégios, tudo para facilitar a vida dos moradores, já que é um bairro fortemente residencial. Na Estrada das Lágrimas, o Shopping Heliópolis oferece mais de 60 lojas com os mais variados segmento, espaço para lazer e diversão.

Nas ruas, todo tipo de comércio é oferecido, comoauto peças, Correios, lojas de roupas e calçados. Pizzarias, bares e restaurantes com comidas típicas são programas que o Sacomã dispõem. Perto da região, os moradores ainda podem aproveitar o Parque Independência e o Mercado Municipal do Ipiranga.

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login


Notícias relacionadas