Notícias

Reforma no apartamento: as regras da ABNT que devem ser seguidas

Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas zelam segurança da obra

Por: Da redação 29/03/2019 2 minutos de leitura
cômodo de um apartamento em reforma
A norma da ABNT inclui métodos que precisam ser seguidos antes, durante e depois da reforma. Foto: iStock

Publicidade

Pensando em começar uma reforma em seu imóvel, ampliar ou modificar para ficar do jeito que você gosta? Lembre-se de ficar atento às regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece padrões a serem seguidos em diversos setores. Na construção civil, essas normas garantem a qualidade das construções e, consequentemente, a segurança.

A NBR 16280, norma brasileira que regulamenta reformas em edificações, foi originalmente publicada em 2014. A NBR inclui métodos que precisam ser seguidos antes, durante e depois da reforma. Veja a seguir.

Para começar

O morador deve enviar à administração do condomínio um memorial descritivo da reforma, com a indicação de cada ambiente que passará por alterações e detalhamento das mudanças. A reforma também deve ter um projeto que indique o que será removido ou construído e explicando, se for o caso, quais serão as alterações necessárias nas redes elétricas, hidráulicas e de gás.

Publicidade

Por fim, também é necessário criar um cronograma de trabalho e listar os profissionais que trabalharão na obra. A versão atualizada da ABNT NBR 16280 responsabiliza o proprietário pela realização da reforma.

Profissional habilitado

O texto também diz que uma reforma deverá sempre ser elaborada por profissionais habilitados ou empresas especializadas.  O profissional faz-tudo pode não ter a devida competência técnica para realizar determinado trabalho, por mais simples que ele possa parecer.

Por exemplo, se na troca de um revestimento, o entulho ou material novo for acumulado no apartamento, o peso exercido pode ser maior do que aquela estrutura foi projetada para aguentar.

Publicidade

O mesmo trabalho também exige que o profissional avalie se é necessário impermeabilizar o local, no caso de áreas molhadas, para evitar infiltração no apartamento debaixo.  Ainda que queira apenas colar um piso vinílico, sem o devido cuidado com os materiais inflamáveis, a reforma pode causar um incêndio.

Durante e após a obra

A reforma deverá preservar liberada as saídas de emergência da edificação e também manter a limpeza das áreas comuns. Horários do condomínio devem ser respeitados e é preciso zelar pela segurança dos trabalhadores da obra e de todos que circulam pelo condomínio. O curso da reforma não pode ser alterado depois que ela foi aprovada pela administração do condomínio.

Ao fim da reforma, o profissional técnico responsável deverá apresentar um termo de encerramento e um relatório com as alterações feitas no apartamento.

Publicidade

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Minha Casa, Minha Vida aumenta subsídios e diminui juros

1 minuto de leitura
Imagem destacada

Confira 5 dicas para comprar imóveis retomados em leilões online

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Ocupação de escritórios em São Paulo aumenta 39,4% em um ano

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Selic mais alta encarece financiamento, mas momento ainda é bom para comprar imóvel

3 minutos de leitura