Decoração, reforma e construção

Como luz natural influencia a arquitetura e a decoração de interiores

Preparar o imóvel para a iluminação em diversos horários torna o ambiente mais agradável para os moradores

Por: Redação, Estadão Imóveis 24/04/2024 3 minutos de leitura
luz-natural-decoracao
Integrar os ambientes e cômodos aumentam o aproveitamento da luz solar /Crédito: Daniela Funari – FOTO Julia Novoa Fotografia

Publicidade

Em busca da luz natural, compradores pagam mais por imóveis, compram casas com grandes janelas e decoram o interior da melhor forma para aproveitá-la. Ela não apenas ilumina os espaços, mas molda as características e define a atmosfera do ambiente, sendo capaz até de influenciar as emoções.

Mas o que você pode fazer para tornar sua casa mais agradável com a luz natural?

A luz do sol varia ao longo do dia e das estações, o que possibilita ao morador criar experiências diferentes de acordo com o momento. Não à toa, arquitetos e designers de interiores aprenderam a aproveitar esta dinâmica para projetar espaços que se adequam às mudanças na iluminação.

“Na reforma de um imóvel com luz matutina, gosto de trabalhar com décor claro, clean e minimalista”, exemplifica a arquiteta Daniela Funari.

Publicidade

+ Entenda a importância da orientação solar para os imóveis

Ela conta que o ponto de partida para o projeto de uma casa ou apartamento é a localização do Norte do imóvel, que possui o maior ponto de insolação diária. Assim, o Leste, à direita, indica o sol da manhã e a face sul do terreno é onde o sol não costuma chegar. “Faço uma avaliação do mobiliário, dos itens decorativos e da paleta com os tons que destaquem a iluminação natural que cada cômodo recebe”, comenta.

Luz solar da manhã

Para aproveitar os primeiros raios de sol da manhã, a orientação da arquiteta é apostar em uma decoração com a base neutra. “Ela combina com a claridade do amanhecer e suas horas posteriores, além dos nuances de branco ajudarem a dar um ‘glow’”, comenta. “Relacione, também, com outras cores, como os gradientes de cinza, bege, e tons pastel como verde, azul e rosa”. 

Janelas grandes e limpas aumentam o impacto da incidência solar no interior dos imóveis/ Crédito: Daniela Funari – FOTO Julia Novoa Fotografia

Além da paleta de cores e a pintura dos ambientes, a recomendação é escolher bem as peças do mobiliário, como sofás, poltronas, mesas e cadeiras. “Também necessário escolher itens com materiais resistentes ou linhas próprias para o outdoor para quando a luz incidir diretamente nos objetos”, acrescenta Daniela.

Publicidade

+ Os prédios vão deixar São Paulo sem a luz do sol?

Além disso, é importante prever aberturas, utilizar elementos vazados e janelas que aproveitem ao máximo a iluminação e ventilação naturais.

Luz solar e paisagismo

A luz solar também é capaz de potencializar a beleza de plantas que fazem parte da decoração, especialmente aquelas que estão nas varandas ou próximas de janelas. Caso o morador queira trazer o verde para dentro de casa, com vasinhos de plantas, canteiros ou mesmo jardins verticais, a sugestão é posicioná-las em locais onde a iluminação natural consegue chegar. 

Indicação de especialista é investir em cores leves e neutras para potencializar luz natural/ Crédito: Projeto Daniela Funari – FOTO Mariana Camargo

Ela é capaz de transformar a aparência dos materiais, destacando sua beleza e criando uma sensação de conexão com a natureza. “Gosto de incluir sofás, poltronas e mesinhas de apoio para estimular o convívio entre os moradores e fazer com que estes momentos sejam prazerosos e duradouros”, afirma Daniela.

Publicidade

+ Amigas no apagão: luminárias sem fio melhores avaliadas na Amazon

Como aproveitar a luz da tarde

Uma iluminação natural bem planejada pode criar ambientes mais agradáveis, estimular a produtividade e até mesmo melhorar a saúde mental dos moradores. No horário vespertino, a dica é integrar os ambientes com o propósito de melhorar o fluxo de passagem da luz. Planejar os cômodos e ajustar a disposição dos espaços é uma maneira de fazer a iluminação se tornar mais agradável. 

Escolha do mobiliário impulsiona efeitos positivos da luz solar dentro do imóvel/ Crédito: Daniela Funari – FOTO Julia Novoa Fotografia

Outras dicas para aproveitar a luz natural na decoração da sua casa:

  1. Adote janelas grandes e mantenha elas sempre limpas
  2. Utilize cortinas que não impeçam a luz solar, priorizando cortinas claras e com tecidos leves
  3. Posicione os móveis de forma a não interferir na passagem ou na distribuição da luz natural 
  4. Integre espelhos à decoração para refletir a luz em todo o ambiente
É possível deixar o interior do apartamento mais bonito pensando na disposição do verde e da iluminação/ Crédito: Projeto Daniela Funari – FOTO Mariana Camargo

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Empresária comanda fabricante de materiais de construção que deve faturar R$ 1 bi pela 1ª vez

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Já pensou em alugar um quarto desocupado no seu imóvel?

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Quiet Luxury: como tendência inspira hábitos de moradia

6 minutos de leitura
Imagem destacada

Desaceleração na queda da Selic não deve atrapalhar mercado imobiliário

2 minutos de leitura