5 melhores plantas para decorar sua casa na primavera
Profissionais de arquitetura e decoração indicam as melhores ideias para a estação
Publicidade
A chegada da primavera, que começou no domingo (22), é uma oportunidade para quem deseja renovar a decoração da própria casa. Pequenas mudanças são o suficiente para renovar os ambientes depois de uma temporada cinza e as plantas são uma boa ferramenta nesta jornada. No entanto, é preciso saber por onde começar e entender quais flores combinam melhor com a sua casa.
“A escolha das plantas certas pode transformar o ambiente e criar uma atmosfera leve, acolhedora e cheia de vida. Porém, é importante considerar a beleza natural que elas trazem, bem como a funcionalidade, o estilo e o cuidado que cada uma demanda”, comenta a arquiteta e decoradora Rose Chaves.
+ Plantas dentro de casa podem melhorar o humor. Saiba o que a ciência diz sobre isso
A adoção de plantas na decoração também vai trazer vida e frescor ao imóvel. É nisso que acredita Hélio Pereira, CEO da startup Decore Certo. “E para dar praticidade nos cuidados, escolha as de fácil manutenção, como suculentas, cactos e samambaias, que além de decorar, melhoram a qualidade do ar e trazem um toque natural ao espaço”, defende.
Publicidade
Portanto, trazer a natureza e flores da estação para dentro de casa ajudará a embelezar o ambiente e promover uma sensação de bem-estar. À convite do Estadão Imóveis, especialistas indicaram as 5 melhores plantas e flores para decorar sua casa nesta primavera:
Orquídea Wanda
As Orquídeas, com suas cores marcantes e delicadeza, são indicadas como uma escolha clássica e sofisticada. “Elas trazem um toque de elegância e são perfeitas para interiores com boa iluminação indireta”, garante Chaves.
Por outro lado, Pereira afirma que as Orquídeas trazem um ar de requinte e são ideais para adicionar um toque luxuoso à sala de estar, escritório ou ao quarto. “Ela é ideal porque nesta estação os dias são mais longos e com mais luz solar, o que favorece a fotossíntese, além de muitas delas entrarem em fase de floração na Primavera”, pontua.
Onde colocar?
A sugestão da paisagista Mônica Costa é que a Orquídea seja pendurada ou disposta em suportes. “Prefira lugares com luz indireta intensa. Evite a luz solar direta, que pode queimar as flores”, sugere.
Publicidade
Cuidados especiais
Ela orienta que a planta seja regada a cada dois ou três dias, mergulhando em água por 10 a 15 minutos. “É importante que a água drene bem, evitando o acúmulo nas raízes. A orquídea Wanda aprecia ambientes úmidos, então borrifar água nas folhas pode ajudar, especialmente em climas secos”.
Lavanda
Mais do que beleza, a Lavanda é cobiçada por conta do seu aroma, que ajuda a trazer relaxamento e a diminuir o estresse, diz Pereira. “É a planta perfeita para criar um ambiente calmo e acolhedor, ideal para áreas onde você quer promover relaxamento e qualidade do sono”, acredita.
“Além disso, as cores roxas vibrantes adicionam uma sensação de frescor e vivacidade, enquanto o cheiro cria uma atmosfera reconfortante”.
Onde colocar?
Para a Lavanda, o ideal é integrar próximo de janelas ensolaradas, em varandas ou nos jardins. “A flor gosta de luz solar direta, então procure um local que receba pelo menos 6 horas de sol por dia”, defende Costa.
Publicidade
Cuidados especiais
A paisagista explica que a Lavanda prefere solo seco, por isso é importante que ela seja regada de forma moderada, permitindo que o chão seque completamente. “Evite encharcar para prevenir apodrecimento das raízes”.
Lírio da Paz
De baixa manutenção, o Lírio da Paz também é uma boa sugestão para quem deseja melhorar a qualidade do ar em ambientes fechados. Além de ser conhecida por suas propriedades purificadores, o Lírio da Paz, com suas folhas verdes escuras e flores brancas, trazem frescor ao lar.
Onde colocar?
A orientação da paisagista Mônica Costa é colocar os Lírios da Paz em salas de estar, escritórios ou quartos, onde poderiam ser colocados em mesas, prateleiras ou cantos.
+ Achados úteis para o quarto vão de jogos de lençol a cortinas adesivas
Publicidade
Cuidados especiais
“A espécie prefere locais com luz indireta, portanto evite a exposição ao sol para as folhas não queimarem”, aponta.
Begonia Maculata
O visual exótico de flores marcantes e tons vibrantes é um dos pontos fortes das Begônias. A planta combina com decorações contemporâneas e que buscam estimular a criatividade. As folhas também possuem padrões de cores que se destacam e trazem mais personalidade aos ambientes.
“Além disso, são plantas fáceis de cuidar e que florescem por um longo período, tornando-as perfeitas para a primavera e além dela”, acrescenta Costa.
Onde colocar?
A decoradora Rose Chaves diz que a localização ideal das begônias é em mesas laterais, prateleiras ou perto de janelas onde receba luz filtrada.
Publicidade
Cuidados especiais
“Para cuidar dessa planta, ela deve ser mantida em luz indireta e com umidade moderada, então regue com cuidado e evite molhar diretamente suas folhas delicadas”, recomenda a arquiteta.
Helicônia Rostrata
Para quem mora em casa e quintais grandes, a indicação é a Helicônia Rostrata, uma planta conhecida pelas flores em formas de cachos e cores vibrantes que variam entre vermelho, laranja e amarelo. Paisagistas adotam esta espécie quando desejam introduzir um ar tropical e exótico às áreas de lazer.
Onde colocar?
A sugestão é adicionar a planta em jardins ou áreas com luz indireta, mas principalmente com bastante espaços livres, pois a Helicônia pode atingir alturas significativas.
Cuidados especiais
“Mantenha o solo sempre úmido, mas evite encharcar. A Helicônia prefere ambientes úmidos, então borrifar água nas folhas pode ser benéfico”, finaliza.
Publicidade
NOTÍCIAS MAIS LIDAS
NEWSLETTER
IMÓVEIS
Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis