Ao financiar um imóvel habitacional na planta você precisa saber que o valor da residência é reajustado conforme o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), influenciando nas prestações, sendo importante considerá-lo e incluí-lo no cálculo de despesas de aquisição de uma nova residência. Essa mudança corresponde à variação dos valores dos materiais, mão de obra, matéria-prima e equipamentos necessários.
Surgimento do INCC
O INCC surgiu em 1944 sob a responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas, empresa então responsável por analisar o mercado de construção civil e concluir o custo da alíquota. No primeiro momento, o índice levava em consideração apenas as despesas do mercado do Rio de Janeiro — capital federal na década de 50. Após 35 anos, houve uma descentralização e o Instituto Brasileiro de Economia da FGV (FGV-IBRE) passou a realizar o acompanhamento dos valores das obras em outras regiões.
Todos os meses a empresa é incumbida de fazer uma pesquisa em sete capitais do Brasil (São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Brasília, Porto Alegre e Rio de Janeiro) para verificar alterações de custos dos materiais, equipamentos, serviços, mão de obra e ferramentas importantes para o progresso de uma construção.