Indicadores Estadão Imóveis
FIPEZAP: 
0.43%
ICON: 
0.45%
IGP-M: 
-0.64%
INCC: 
0.51%
IPCA: 
1.14%
PMI: 
23.0%
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


Página inicial / Compra / Dicas práticas para encontrar um bom apartamento para comprar

Dicas práticas para encontrar um bom apartamento para comprar

Localização, vizinhança, saneamento básico e muito mais. Veja como identificar um bom negócio


Da Redação

04/01/2021 - 2 minutos de leitura


Antes de fechar o acordo é indispensável observar a localização do patrimônio/ Foto: Getty Images
São Paulo sedia Urban Future:...

03/11/2021 20:00 até 03/11/2021 23:00


Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.

Quem entrou em 2020 com a ideia de buscar um imóvel para comprar pode ter se assustado com toda a situação da pandemia, que pegou todos desprevenidos. Porém, quem já contava com algumas economias guardadas para este fim, pode aproveitar a queda dos juros e os novos produtos de financiamento imobiliário oferecidos pelos bancos para encontrar um bom apartamento.


É o que garante Gabriel Carvalho Basílio, corretor na empresa Tuma Imóveis, de Bauru, interior de São Paulo. “Para quem pode fazer um investimento, este é, sem dúvida, um bom momento. Existem muitos lançamentos para todos os tipos de públicos. Com toda a variedade de opções, temos preços diversificados, atendendo a todos os perfis”, explica o profissional.

Questionado sobre o que é importante verificar antes de fechar um acordo em um apartamento para comprar, Gabriel alerta que é indispensável observar a localização do patrimônio. “O comprador deve observar se a região conta com saneamento básico, boa vizinhança, e avaliar as condições do apartamento se for usado, verificando o estado em que se encontra a estrutura”, comenta o consultor.

Segundo Basílio, atualmente está mais fácil para conseguir comprar imóveis e realizar o sonho da casa própria porque muitas construtoras oferecem condições de parcelamento do saldo total no período de obra ou da entrada em caso de financiamento. “Ou seja, na modalidade Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa Minha Vida), há uma taxa de juros de financiamento a partir de 4.5% ao ano. Já na modalidade Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), hoje está sendo oferecida a partir de 5.39% a.a, que antes era a partir de 8.29% a.a.”

Dicas práticas

O consultor de imóveis aponta algumas outras dicas fundamentais para quem busca um bom apartamento para comprar. Veja:

  • Localização;
  • Idoneidade da Construtora;
  • Método construtivo;
  • Saber quem são os desenvolvedores do projeto e de seus respectivos trabalhos;
  • Comprar sempre com um profissional habilitado pelo Creci-SP;
  • Jamais repassar valores a quem está intermediando a venda para evitar golpes;
  • Verificar se não há indústrias ao redor para não ser incomodado;
  • Evitar ruas de alto fluxo;

“Se for na planta, é importante verificar a idoneidade da construtora, se existe um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) individual para o empreendimento e se existe um banco fiador da obra. Desta forma, evita-se investir em algo que pode não ser entregue ou entregue com atrasos”, diz Gabriel.

“Se possível, verifique também as construções já realizadas pela empresa pretendida, a fim de identificar possíveis erros e problemas estruturais. Também verifique se a localização contribui para que a venda seja mais rápida ou se há muito interesse em locação nos arredores, quando forem essas as intenções”, finaliza o profissional.

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login


Notícias relacionadas