Voltar

Obrigado pelo interesse e acesse a melhor ferramenta para cálculo do seu finaciamento!

IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


Página inicial / Compra / Comprar imóvel com dívida de financiamento é um bom negócio?

Comprar imóvel com dívida de financiamento é um bom negócio?

Esse tipo de aquisição é uma opção atrativa no mercado imobiliário, mas também exige cuidado para reduzir os riscos na negociação

  • (5.0)

Da Redação

29/07/2020 - 2 minutos de leitura


Esta situação apresenta ganhos para o comprador, que assegura um poder de negociação melhor do que para o vendedor/ Foto: Getty Images

Os investidores do mercado imobiliário sempre buscam as melhores negociações possíveis. Poucas ofertas apresentam mais vantagens do que comprar imóvel com dívida, principalmente quando se trata de um financiamento.


“As vantagens são inúmeras, a começar pelo momento financeiro da pessoa que está vendendo esse patrimônio. Geralmente, quando alguém resolve vender um bem que está financiado, em regra essa pessoa está com dificuldades de suportar o valor das parcelas ou quer comprar um outro maior e não consegue arcar com o custo do financiamento de dois lugares, por exemplo”, explica o advogado Roberto Bigler, especialista em direito imobiliário da Alves e Bigler Advogados Associados.

Esta situação apresenta ganhos para o comprador, que assegura um poder de negociação melhor do que para o vendedor, aumentando o lucro, já que, no atual momento, também existem benefícios na hora de renegociar as dívidas do imóvel.

“Em situações como essa surge para o interessado na aquisição a possibilidade de um grande proveito comercial, pois além de preços mais baixos do que os praticados pelo mercado, o comprador pode ainda obter taxas melhores para refinanciamento do saldo, já que atualmente a Selic tem tido os menores índices da história”, afirma o especialista.

Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

Atenção e cautela

Ainda assim, mesmo com a situação atrativa para obter um bem com débitos, é necessária muita atenção. Como toda operação imobiliária, a aquisição de um patrimônio exige o rito de checagem de documentação e propriedade. Isto é, o comprador deve estar assessorado por um profissional habilitado (advogado ou corretor) para saber como está a situação do vendedor na praça, a emissão de certidões, avaliação fiscal do imóvel e levantamento de dívidas no condomínio.

É importante que o comprador esteja ciente de todos os débitos reais que a moradia apresenta, e que busque celebrar a aquisição dentro de um contrato aplicável de imediato. “Este tipo de operação deve ser realizada com a anuência da instituição

responsável pelo financiamento do imóvel, já que é muito comum ainda ocorrer negócios por meio do que chamamos de contratos de gaveta. Transações como essas podem colocar o adquirente em uma situação de risco incalculável”, adverte Roberto Bigler.

Tomando todos os cuidados, comprar um apartamento ou uma casa com dívida, em termos de investimento, é uma excelente alternativa para quem busca extrair valor do setor imobiliário, principalmente se o comprador tiver condições de quitar o saldo devedor à vista. Neste caso, além do preço abaixo do valor de mercado, é possível obter a redução de boa parte dos juros do financiamento junto à instituição financeira.

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login


Notícias relacionadas