Voltar
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


Página inicial / Compra / Apartamento garden: vantagens e desvantagens

Apartamento garden: vantagens e desvantagens

Este tipo está entre as unidades mais desejadas do momento. Mas devido sua localização no prédio, pode ser um negócio menos interessante. Confira


Da Redação

21/07/2020 - 2 minutos de leitura


A tipologia é ideial para acomodar as visitas e para as crianças brincarem em uma área livre sem precisar sair do apartamento/ Foto: Getty Images

A ausência de um quintal para momentos de lazer é uma das desvantagens dos apartamentos em relação às casas. Ou pelo menos era, antes do apartamento garden, que nada mais é do que a extensão da unidade térrea com uma área a céu aberto, que pode ser usada pelo morador como quintal. Já é possível encontrar unidades equipadas com jardim, piscina, churrasqueira, entre outros aparelhos de lazer.

Leia mais:
Qual é a melhor espécie de planta para você? 
Preparando o jardim no outono

Como as unidades do primeiro andar costumam ter metragens menores em relação aos apartamentos dos andares superiores, oferecer esse diferencial foi uma das formas que as construtoras encontraram para deixá-las mais atrativas.

Mas se a localização no térreo permite que o projeto tenha uma área livre, também pode ocasionar problemas com privacidade, barulho e até acidentes. Separamos as principais vantagens e desvantagens desse tipo de imóvel para você tirar suas conclusões.

Vantagens

O benefício de morar em um apartamento garden é ter à disposição um espaço de casa com a segurança de condomínio. Fica mais fácil acomodar as visitas e as crianças podem brincar em uma área livre sem precisar sair, por exemplo.

Em relação a outras unidades, o morador deste tipo tem mais autonomia para fazer suas atividades de lazer, porque não precisa entrar na fila de espera para usar equipamentos ou áreas coletivas do condomínio, como salão de festas, por exemplo.

Dependendo da metragem, é possível equipar a área externa (caso ainda não tenha) de acordo com as suas necessidades e objetivos. Colocar churrasqueira, aparelhos de ginástica, montar um jardim e até instalar uma piscina.

Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

Outra vantagem é o melhor aproveitamento da ventilação e luz natural. Os moradores podem curtir momentos ao ar livre sem sair de casa. Ao mesmo tempo, a iluminação amplia a sensação de espaço dos cômodos próximos, como sala e cozinha.

Para quem está procurando um imóvel para investir, o apartamento garden pode ser uma opção, já que a área livre privativa é um diferencial. Como costuma atrair famílias com filhos e animais de estimação, é mais valorizado, principalmente em comparação a outras unidades térreas sem o espaço.

Desvantagens

Por estar mais próximo à rua e ao hall de entrada, o barulho dos passantes pode dar uma sensação de perda do espaço individual, mas construtoras já estão investindo em projetos com áreas externas maiores para reduzir esse efeito. O jeito é avaliar bem a posição do apartamento garden e entender a necessidade do proprietário que deseja morar na unidade.

Antes de comprar um destes, vale a pena conferir se a taxa condominial aplicada é calculada de acordo com a área privativa. Em caso positivo, o valor que pagará por morar na unidade pode ser maior do que a que pagaria por outra localizada em andares superiores. Coloque na balança se os benefícios valem o preço.

Mas a grande queixa de ter uma área ao ar livre no térreo é a facilidade com que pessoas dos andares superiores podem visualizar o local. E os moradores do apartamento garden ainda precisam lidar com arremesso de objetos que podem causar acidentes, como bitucas de cigarro.

Esse problema pode ser resolvido com a instalação de coberturas. Existem opções retráteis no mercado, que são abertas e fechadas quando necessário, mas é preciso conferir se o condomínio permite a instalação do equipamento.

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login


Notícias relacionadas