Voltar
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


Página inicial / Arquitetura Sustentável / Descubra o que é permacultura e como ela pode ajudar o planeta

Descubra o que é permacultura e como ela pode ajudar o planeta

Entenda como canteiros redondos, composteiras e banheiros secos podem transformar o mundo e o modo de morar


Da Redação

13/09/2020 - 2 minutos de leitura


A ideia de criar canteiros em círculos ou em formatos derivados deste, como espirais, mandalas ou até mesmo no formato de ferradura, visa aumentar a produtividade e facilitar a manutenção e manuseio/ Foto: Getty Images

O termo e a metodologia da permacultura, que significa “cultura permanente”, teve início com os australianos David Holmgren e Bill Mollison, baseando o modelo de cultivo na integração com a natureza conforme costumes ancestrais dos aborígines. O conceito foi difundido mundialmente com o lançamento do livro “Permaculture One: A Perennial Agriculture for Human Settlements“, na década de 1970.

Leia mais:
Como é morar em uma ecovila?
Preparando o jardim no outono
Varanda, vista livre e ambientes divididos são importantes pós-pandemia

“A permacultura é a filosofia de trabalhar com, e não contra, a natureza; de observação prolongada e pensativa em vez de trabalho prolongado e impensado, e de olhar para plantas e animais em todas as suas funções, em vez de tratar qualquer área como um sistema único”, explica Bill Mollison no exemplar.

Para elucidar um pouco mais a atividade, confira as principais práticas deste método e veja como tudo é pensado para que cada elemento cumpra mais de uma função, com a integração das necessidades humanas à natureza.

Canteiro redondo

A ideia de criar canteiros em círculos ou em formatos derivados deste, como espirais, mandalas ou até mesmo no formato de ferradura, visa aumentar a produtividade e facilitar a manutenção e manuseio. Entre as principais vantagens deste método de cultivo se destacam:

  • O formato permite um combate eficiente de plantas consideradas invasoras, que competem por nutrientes do cultivo;
  • Por se tratar de um círculo, o formato garante economia de gasto energético, já que durante o manuseio você não retorna ao mesmo ponto;
  • O modelo também permite aproveitamento maior da irrigação e economiza água;
  • A forma de mandala cria vários microclimas em um mesmo canteiro;
  • A sua instalação é simples e barata.

Minhocário

A composteira é uma alternativa que possui mais de uma função, Neste caso, destinar o lixo orgânico para a produção de húmus, um poderoso fertilizante utilizado no plantio de hortaliças. Sua confecção é relativamente simples e não requer nenhum material especial.

Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

Banheiro seco

A alternativa de sanitário ecológico propõe a reutilização dos dejetos humanos, separando os locais de urina e fezes. O detrito armazenado das fezes é destinado à produção de gás natural ou para fins de compostagem. A confecção do banheiro seco é simples e proporciona economia de água.

O gás natural proveniente da fossa do banheiro seco normalmente é utilizado para a produção de carvão vegetal.

Permacultura e as ecovilas

A permacultura é a base de diversas ecovilas, um assentamento humano sustentável que integra as atividades sociais, promovendo moradia, sustento, produção, lazer e vida social em um único local, sem que estas atividades sejam nocivas à natureza.

Além da permacultura, as habitações ecológicas são pensadas para fazer um uso energético mais sustentável, pois produz energia solar, eólica e hídrica. Algumas comunidades também trabalham com a criação de animais, normalmente galinhas, sem que estes estejam confinados.

Vale salientar que mesmo que o método seja pensado como uma alternativa eficiente do ponto de vista ecológico, a sustentabilidade também corresponde a critérios econômicos, já que grande parte da produção é retroalimentada, sem gastos excedentes para a manutenção do cultivo.

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login


Notícias relacionadas