Voltar
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


Página inicial / Arquitetura Sustentável / 3 técnicas de permacultura urbana para aplicar já

3 técnicas de permacultura urbana para aplicar já

Recurso adaptado ao meio urbano desenvolve práticas sustentáveis em condições desfavoráveis ao cultivo


Da Redação

08/01/2021 - 2 minutos de leitura


Parte dos resíduos orgânicos que você produz na sua casa pode ser destinado a outras finalidades que não envolva o aterro sanitário/ Foto: Getty Images

Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

O termo permacultura tem como origem a palavra “permanente” e surgiu nos anos de 1970 com os australianos Bill Mollison e David Holmgren, enquanto pesquisavam alternativas para o desenvolvimento de um sistema agrícola permanente, ou seja, uma forma de cultivo que não precisasse de elementos externos para ser conservado.

Por meio desta perspectiva, os criadores e propagadores do termo desenvolveram três princípios éticos:

  • Cuidar da Terra;
  • Cuidar das pessoas;
  • Fazer partilha justa do excedente;

A idealização desse sistema ganhou novos rumos, surgindo, assim, a permacultura urbana: uma maneira de desenvolver práticas sustentáveis mesmo em um ambiente com pouco espaço para o cultivo, concreto ao redor e baixa incidência solar.

A partir deste texto, você poderá conferir algumas técnicas simples e práticas que você pode desenvolver no seu dia a dia para começar a implementar essa filosofia na sua casa, rua e até mesmo no bairro.

Como funciona

A permacultura urbana prega a necessidade de definir rotinas, hábitos e costumes de uma vida simples e ecológica, unindo conhecimentos e tecnologias para preservar e diminuir o impacto sobre a Terra.

Apesar de parecer um conceito bastante complexo, o sistema de planejamento de ambientes pode ser implementado em qualquer lugar e por meio de práticas simples.

· Crie mecanismos para armazenar e reaproveitar a água

A água potável é um recurso escasso. Dispor de algum método para reaproveitar a água da chuva ou até mesmo da máquina de lavar roupa é fundamental para quem deseja colocar em prática os ensinamentos da permacultura urbana. Atualmente, existem tecnologias para todos os perfis. O uso de cisternas para armazenagem é

uma alternativa.

· Dê um novo destino aos resíduos orgânicos

Parte dos resíduos orgânicos que você produz na sua casa pode ser destinado a outras finalidades que não envolva o aterro sanitário. Casca de ovo, pó de café, casca de banana e chás, por exemplo, podem servir de adubo para suas plantas.

Outra opção é fazer uso de uma composteira doméstica, um esquema de reciclagem para a destinação de resíduos orgânicos, que são armazenados em caixas modulares para que minhocas e microorganismos transformem restos de alimentos em adubos.

· Apoie agricultores familiares

Ao invés de optar por adquirir frutas, legumes e hortaliças em supermercados, você pode implementar a permacultura urbana apoiando, por meio da compra e consumo, os agricultores familiares.

As tradicionais feiras de bairro são uma maneira de encontrar esses profissionais. Além de apoiar o consumo regional, você adquire produtos com menor teor de substâncias tóxicas, que são utilizadas para acabar com as pragas das plantações, mas que podem causar danos à saúde.

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login


Notícias relacionadas