Voltar
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


Página inicial / Arquitetura Sustentável / Conheça as fontes de energia sustentável mais fáceis de instalar

Conheça as fontes de energia sustentável mais fáceis de instalar

Equipamentos podem ser incorporados à estrutura residencial já pronta, sem a necessidade de processos complexos ou grandes reformas


Da Redação

16/07/2020 - 2 minutos de leitura


O processo de instalação das placas solares é fácil e não exige grandes reformas no ambiente/ Foto: zstockphotos pelo iStock

Quando se fala em uso de energia limpa, é bem comum pensar em instalações complexas e aparelhos caros. Embora alguns tipos de construção realmente exijam mão de obra especializada, existem projetos simples e flexíveis, adaptáveis para ambientes com pouco espaço disponível, como uma residência já em uso por seus moradores.

Leia mais:
Condomínio sustentável: confira iniciativas de sustentabilidade
Construtoras investem mais na arquitetura sustentável
3 produtos de pintura para casas sustentáveis

Além de optar por novos equipamentos de geração de energia ou reuso de água, hábitos simples do cotidiano podem ajudar a aproveitar melhor a luz solar e diminuir o consumo de energia elétrica, tornando sua casa mais sustentável. Listamos abaixo algumas possibilidades.

Energia solar

A energia solar é o tipo de energia sustentável mais fácil de instalar em residências, já que não exige grandes espaços para colocação dos aparelhos, como é o caso da eólica, que precisa de uma usina para transformar a força do vento em energia. Ao mesmo tempo, a exposição ao sol é algo acessível em diversas regiões do País, diferente de outros recursos.

O processo de instalação das placas solares é fácil e não exige grandes reformas no ambiente. O morador pode escolher entre a energia fotovoltaica, que gera energia elétrica para todos os ambientes, ou somente termossolar, que serve para aquecer a água.

Em ambos os casos, é necessário a utilização das placas colocadas no telhado. O recomendado é que seja contratada uma empresa especializada para realizar o serviço, investimento que oferece bons retornos, inclusive a valorização do imóvel.

Lâmpadas LED

Equipamentos LED são sustentáveis na medida em que economizam recursos. Substituir todas as lâmpadas halógenas ou fluorescentes da sua casa por esse tipo de iluminação ajuda a reduzir até 86% da energia consumida. Além disso, elas duram mais também: até 30 vezes.

Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

A instalação de dimmers complementa a iluminação econômica. Esses dispositivos permitem controlar a intensidade e brilho da lâmpada e oferecem redução ainda maior do consumo.

Janelas solares

Se na sua casa existem muitos ambientes escuros que para serem acessados é necessário acender a luz elétrica mesmo durante dia, uma alternativa é investir em janelas de teto ou claraboias. Elas ajudam a aproveitar melhor a luminosidade natural e não precisam de grandes obras para serem colocadas, por isso são consideradas mais sustentáveis.

Mudanças de hábitos

Você não precisa necessariamente investir em equipamentos para garantir economia de energia. Pequenas mudanças já ajudam a evitar o desperdício e aproveitar ao máximo os recursos renováveis naturais.

Abrir as janelas sempre que possível para evitar acender as luzes durante o dia é um deles. Ao mesmo tempo, esse hábito estimula a ventilação do ambiente e dispensa o uso de aparelhos que consomem energia, como o ar-condicionado e os ventiladores.

Outra forma de aproveitar ao máximo a luz natural para tornar os ambientes iluminados é recorrer a acabamentos decorativos que ampliem as condições de luminosidade. Móveis e paredes com cores mais claras são exemplos disso.

Vale também optar por aparelhos eletrônicos que economizem energia e retirá-los da tomada sempre que possível, para evitar o consumo desnecessário enquanto estiverem em stand-by.

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login


Notícias relacionadas