Indicadores Estadão Imóveis
FGV IBRE: 
4.2%
FIPEZAP: 
0.57%
ICON: 
1.84%
IGP-M: 
0.60%
INCC: 
2.16%
PMI: 
44.1%
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


Página inicial / Notícias / É possível manter uma piscina com baixo custo mensal?

É possível manter uma piscina com baixo custo mensal?

Para especialista do segmento, ter uma piscina em casa está mais acessível devido à possibilidade de automatizar o funcionamento


Da Redação

12/04/2021 - 2 minutos de leitura


A escolha do funcionamento do tanque com instalações próprias para natação e manutenção manual ou mecânica é o que faz a diferença no bolso/ Foto: Getty Images
Liquidação com até 50% off ...

30/07/2021 03:00 até 16/08/2021 00:00


Manter uma casa com piscina é o sonho de muitas pessoas. Você também está nesse grupo, mas tem medo de colocar a ideia em prática e precisar arcar com uma despesa fixa que extrapole seu orçamento?

Para Alberto Aguiar, diretor comercial da Brasil Piscinas, empresa especializada em construção de piscinas, manter uma casa modelo hoje já não é mais um luxo para poucos. “Com as novas tecnologias, temos condições de automatizar todo o funcionamento, trazendo uma relação custo-benefício muito interessante ao cliente.”

A escolha do funcionamento do tanque com instalações próprias para natação e manutenção manual ou mecânica é o que faz a diferença no bolso ao final do mês, segundo o especialista. “Se optar por um piscineiro, que é um profissional de limpeza, um reservatório médio (por exemplo, de 8 metros x 4 m), vai custar em torno de R$ 350 por mês, observando as variações por região. Já se a opção for automatizada, há custo maior na aquisição, mas em aproximadamente dois anos se paga esse valor e ainda tem o modelo tecnológico, ecológico e com menor custo de manutenção.”

Dimensão da piscina escolhida é determinante no custo

O especialista ainda complementa que o tamanho aliado a alguns fatores variáveis também pode impactar nos custos de manter uma casa com piscina. “É preciso calcular a metragem cúbica, se aquecida ou não, frequência de uso, etc.” Até mesmo os modelos menores podem oferecer diversas possibilidades de uso. “O conceito vem mudando ao longo dos anos. Hoje, temos modelos com dimensões menores e mais interatividade para usufruir com a sua família e amigos.”

Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

Aguiar cita iluminação, aquecimento e hidromassagem como alguns dos itens opcionais que fazem a diferença na experiência de contar com uma piscina em casa. A boa notícia é que equipar os reservatórios de água com esses recursos não necessariamente implica em maior despesa mensal.

“Aumentando o número de equipamentos opcionais, naturalmente se sujeita a maiores custos de manutenção. Mas ao escolher uma empresa especializada, o cliente terá equipamentos certificados com alta qualidade e baixos custos operacionais.”

E o tipo de piscina escolhida influi nos custos mensais? 

A escolha do tipo não influencia nos custos de manutenção, ainda segundo o especialista. Ele cita três modelos como principais no mercado: fibra de vidro, estrutural com revestimento em vinil e concreto armado com revestimento cerâmico, pastilha ou pedra.

“Em termos somente de valores, a ordem de custo do modelo de fibra de vidro é o mais acessível. Mas entendemos que piscina já parte do pressuposto que não se deve ater somente ao baixo custo. Isso pode acabar custando caro posteriormente.” O especialista deixa como dica final a busca por empresas que ofereçam um bom atendimento depois da compra. Contar com um suporte especializado pode facilitar a manutenção.

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login


Notícias relacionadas