Aluguel

7 ciladas comuns na hora de procurar um apartamento para alugar

Para não cair em pegadinhas é necessário planejamento e atenção na hora de escolher a unidade e assinar o contrato

Por:  Da Redação 29/12/2020 2 minutos de leitura
Para identificar em quais condições o imóvel está sendo entregue para o inquilino é realizada uma vistoria/ Foto: Getty Images

Publicidade

A busca por um apartamento para alugar requer muita atenção e cuidado, para que uma nova conquista não venha acompanhada de uma grande dor de cabeça. Dessa forma, é necessário fazer tudo com os pés no chão, com muito planejamento e tranquilidade.

Segundo Gabriel Carvalho Basilio, corretor de imóveis da Tuma Imóveis, o mercado imobiliário em geral está superaquecido. Com isso, existem muitas opções de apartamento para alugar. “É importante ficar de olho na localização, se a vizinhança é segura e se tem infraestrutura ao redor. No caso de condomínios, verifique o tipo de público que reside ali, a acústica do imóvel, método de construção e idade do prédio. Tudo isso é importante”, alerta Gabriel.

“Uma situação que muitas vezes esquecemos e é fundamental, é levantar com os residentes se acontece falta de água constante”, completa. Outra questão abordada pelo corretor de imóveis é sobre a intenção de venda do proprietário. “Para que não ocorra de surpresa ou no meio do contrato de locação, converse antes e procure saber os planos do proprietário”, alerta.

Confira outros itens que merecem a atenção

Prédios antigos

Publicidade

Quanto mais novo, melhor, pois de acordo com o corretor Gabriel Carvalho Basilio, uma construção mais velha pode trazer alguns gastos extras e outras situações nada favoráveis. “Empreendimento com muitos anos de construção sempre requerem mais manutenção e possível mudança no preço da taxa de condomínio”, afirma.

Localização da vaga de garagem

É fundamental não focar apenas no apartamento, mas também na vaga da garagem. Muitas vezes esse assunto passa batido e só depois da locação o inquilino conhece a sua vaga, que pode não agradar.

Posicionamento solar

Publicidade

Além disso, vale verificar o posicionamento da unidade, questão que muitas vezes passa batida. De acordo com a incidência solar é possível identificar qual o lado e quais cômodos recebem o sol da tarde, que é mais forte, ou o da manhã. “Lembre-se sempre de notar qual a face da moradia, pois isso tem impacto principalmente na saúde dos moradores”, afirma Gabriel.

Vistoria

Para identificar em quais condições o imóvel está sendo entregue para o inquilino é realizada uma vistoria. Isso terá impacto na situação que ele terá que devolver quando sair. Portanto, tenha atenção. “Faça uma inspeção mais detalhada, conferindo cada item de acordo com o memorial descritivo do bem”, comenta o profissional.

Atenção às cláusulas

Publicidade

É natural o contrato ser longo. Afinal, estão presentes todos os direitos e responsabilidades das duas partes envolvidas na negociação, portanto, leia com atenção e fique sempre atento às cláusulas.

Cuidado com o bolso

Gabriel Carvalho Basilio ainda faz um alerta importante: cuidado para não se encantar por um local que não seja favorável para a sua renda, pois poderá te trazer danos futuros e tirar o seu sono. “Tome muito cuidado para não se empolgar e fechar um negócio em um local que não caiba no seu bolso. Se isso ocorrer, as chances de problemas financeiros no futuro serão inevitáveis”, finaliza o corretor.

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

“A família toda abraçou esse sonho que eu tinha”

10 minutos de leitura
Imagem destacada

Morar no mar? Empresa anuncia cruzeiro para quem quer “fugir de Donald Trump”

1 minuto de leitura
Imagem destacada

Mercado de artigos para casa e decoração movimenta mais de R$ 5 bilhões em abril

1 minuto de leitura
Imagem destacada

Leilões do Santander oferecem imóveis com até 59% de desconto

1 minuto de leitura