Aluguel de temporada

5 cuidados ao alugar um imóvel de última hora para o Carnaval

Especialistas recomendam oficializar contrato e buscar plataformas reconhecidas

Por:  Redação, Estadão Imóveis 18/02/2025 3 minutos de leitura
Preços muito abaixo da média do mercado e anúncio com fotos genéricas podem ser sinais de golpe/ Crédito: Joa Souza/AdobeStock

Publicidade

Com a contagem regressiva para o Carnaval chegando ao fim, os foliões que ainda não alugaram um imóvel para curtir a celebração podem se deparar com preços superfaturados, propaganda enganosa e tentativas de golpe. 

Confira cinco dicas para fugir de ciladas na hora de encontrar um imóvel de última hora para curtir este Carnaval:

1. Investigue valores muito baixos

Faltando poucos dias para o Carnaval, é natural que os preços estejam bem mais altos do que no restante do ano. Se você encontrar imóveis com valores muito baixos, é importante entender quais são as razões por trás disso. 

O advogado imobiliário Stefano Ribeiro explica que existem motivos legítimos para um preço reduzido, como problemas estruturais ou localização desfavorável. “Imóveis em reforma, com infiltrações ou sem mobília, áreas de difícil acesso ou distantes de pontos turísticos, por exemplo”, ilustra.

Publicidade

+ Vilão ou injustiçado? Como o Airbnb aumenta o preço dos aluguéis

“Outras situações possíveis são regiões com muitas ofertas semelhantes e pouca demanda ou as situações em que o locador precisa alugar o imóvel rapidamente”, acrescenta o advogado. Fora isso, a recomendação é dobrar o cuidado na hora de alugar.

2. Cuidado com o anúncio

Com exceção de locais indicados por amigos e pessoas de confiança, evite anúncios de imóveis realizados em plataformas desconhecidas. 

Estas ferramentas costumam oferecer algumas garantias importantes no processo de locação, como sistema de pagamento seguro, avaliações de outros usuários e selos de verificação que ajudam a comprovar a identidade do locador e a veracidade do anúncio. 

Publicidade

“Muitos golpistas tentam levar a negociação para fora da plataforma para evitar as taxas e escapar das políticas de proteção ao consumidor”, alerta Ferri.

3. Condições de pagamento e encargos extras

Fique de olho aberto para propostas de pagamento antecipado via Pix ou transferência direta, em que o proprietário sugere firmar acordo sem um contrato formal. 

Além disso, é importante saber se o valor da locação está considerando, também, possíveis taxas adicionais, como limpeza, energia ou a internet. “Certifique-se de que todos os custos extras sejam claros no contrato, evitando custos não previstos”, orienta Rafael Figueiredo, CEO da empresa de assinatura digital D4Sign. 

4. Manutenção e reforma

No contrato firmado entre proprietário e inquilino, é fundamental estar claro quem é responsável por eventuais reparos e manutenções. “Além de possíveis multas por mau uso ou acidentes”, sugere Figueiredo.

Publicidade

Uma dica é registrar com fotos e vídeos o estado de móveis, eletrodomésticos e da estrutura do imóvel no momento da entrada. Para aumentar a segurança, faça um checklist dos objetos que estão indicados pelo locador na descrição do anúncio.

+ Como novas regras podem encarecer plataformas de hospedagem no Brasil?

“Isso evita que você seja responsabilizado por danos que já estavam presentes, prevenindo cobranças indevidas ao término da estadia”, explica o advogado Stefano Ribeiro.

5. Formalize em contrato

Pela urgência da solicitação e o curto período de estadia, o inquilino pode sentir que não precisa formalizar um contrato de locação. No entanto, os especialistas recomendam que todo o processo seja oficializado para garantir a segurança de ambas as partes. 

Publicidade

As plataformas de locação já costumam realizar este processo. Leia todas as condições e entenda se faz sentido e está de acordo com as suas necessidades.

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Crédito imobiliário cai 9,6% e fica em R$ 16,1 bilhões em setembro

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Conheça os prédios mais feios do mundo, de acordo com o Twitter

3 minutos de leitura
Imagem destacada

5 dicas para criar um projeto sustentável para apartamento

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Diálogo e conciliação facilitam a convivência nos condomínios

4 minutos de leitura