Notícias

Saiba como criar um hall de entrada funcional

O cartão de visitas da casa deve ser bem planejado e pode expressar um pouco da personalidade dos moradores

Por:Verônica Lima 25/09/2020 1 minuto de leitura
Por ser um lugar intermediário, tornou-se praticamente uma chapelaria/ Foto: Getty Images

Publicidade

Para quem chega a uma casa, o hall de entrada é o cartão de visitas. Trata-se de um espaço de boas-vindas, que recebe quem chega antes de apresentar todo o ambiente.

“Pode ser um hall social, uma área de espera até que a pessoa abra a porta ou um hall interno, ter uma saleta que fica dentro do próprio ambiente”, explica o arquiteto Flávio Machado, do escritório Flávio Machado Arquitetura.

Pandemia

Hoje, em razão da pandemia do novo coronavírus, o cômodo ganhou nova função. “As pessoas precisam tirar os sapatos e, por isso, improvisaram um local para guardar os calçados ao entrar ou sair de casa”, detalha Machado. “Por ser um lugar intermediário, tornou-se praticamente uma chapelaria.”

Publicidade

De acordo com o arquiteto, algumas empresas são especializadas em projetos de armários inteligentes customizados para o hall de entrada de prédios e condomínios. O objetivo é que, lá, os funcionários e moradores utilizem para receber entregas de compras online e para guardar encomendas.

Fluxo e circulação

O fluxo é fundamental e, portanto, deve-se observar a distribuição e a circulação do lugar. “Para o hall de residências, vale a pena trabalhar como uma chapelaria. Muitas vezes perto dessa área está o lavabo. Pode ter um apoio para chaves, carteira, mochilas, casacos; um ponto para acomodar as coisas”, explica Machado.

Iluminação e estilo

Publicidade

Também é importante ter uma boa iluminação na área de conexão entre área social e área íntima. “É legal criar um espaço bonito, com elementos que marquem as características do dono da residência e que mostre um pouco a personalidade dos moradores.”

“A lista do que não pode faltar no hall é composta de um móvel bacana, objetos que caracterizem a casa, uma planta bonita, uma luz direcionada e um belo quadro”, detalha Flávio.

Cuidados e funcionalidade

De acordo com o profissional, ajuda a compor um ambiente adequado um olhar atento à funcionalidade dos móveis e itens escolhidos. Por exemplo: caso seja ciclista, pode deixar a bicicleta no local, mas deve empregar um bom suporte para ela. Ou até algo mais simples: um balde adequado para receber guarda-chuvas e, assim manter o chão seco.

Publicidade

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Confira nossas

WEBSTORIES

Notícias relacionadas

Imagem destacada

A polêmica sobre as câmeras de reconhecimento facial

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Aplicativos ajudam você na hora de decorar e organizar a casa

5 minutos de leitura
Imagem destacada

Aumenta exploração imobiliária em São Paulo para a construção de empreendimentos de alto padrão

11 minutos de leitura
Imagem destacada

Como calcular a valorização anual do imóvel?

3 minutos de leitura