Quem está passando esse período de confinamento com crianças sabe o quanto está sendo difícil para os pequenos ficarem tanto tempo em casa sem seguir com aquela rotina de gastar energia em passeios no parque, na escola ou mesmo nos brinquedos do condomínio. Por isso, com a ajuda da psicóloga e idealizadora do Movimento Criação Neurocompatível, Márcia Tosin, preparamos algumas dicas de como tornar a quarentena uma oportunidade para pais e filhos realizarem atividades juntos.
“A criança tem um aparato orgânico natural voltado para o movimento, então o nosso desafio é não ter, pelo menos em alguns períodos do dia, um impeditivo para que isso aconteça. Quais são esses impeditivos? As telas. Isso não significa que os pais não possam fazer uso delas neste período crítico que os próprios adultos se pegam refletindo sobre que tarefa realizar. Mas que em períodos do dia a tela não seja usada”, destaca Márcia.
Ela explica ainda que combinar um horário do dia para o uso das tecnologias é um importante estabilizador de ansiedades. “A criança se sente bem quando a vida parece estável e os pais diminuem crises intensas de comportamento. Quando mostramos que a conduta da casa funciona assim, tudo fica mais fácil”, conta a especialista.
Hora de brincar
1 – Imaginação
A primeira dica, segundo a psicóloga, é deixar a brincadeira ser levada pela criança. “São elas que sabem brincar e não nós! A criança é o ator principal da brincadeira e nós os coadjuvantes. Devemos centrar nelas, independente da situação ser uma pandemia ou não. Deixemos a criança criar, trocar de castelo da Idade Média para uma aventura no Safari. A brincadeira só pode ser chamada assim quando a criança pode fantasiar e ter garantia que a sua forma de pensar e dirigir é levada em conta. Mesmo em grupo, as crianças estão agindo nessa perspectiva”, afirma ela.