Notícias

Cinco dicas para lidar com as crianças em casa

Período da quarentena pode ser desafiador, mas também uma boa oportunidade para estreitar relações e criar bons momentos em família

Por: Da Redação 05/06/2020 3 minutos de leitura
Respeitar a introspecção e propor atividades criativas ajuda as crianças a lidarem com sentimentos como a saudade/ Crédito: Senjuti Kundu/ Unsplash

Publicidade

A pandemia de COVID-19 fez o mundo se transformar radicalmente em menos de três meses. De uma hora para outra, nossas rotinas foram alteradas e o confinamento em casa foi decretado como medida de prevenção para conter a propagação do vírus. Isso faz com que pais e filhos, que normalmente tinham momentos específicos em conjunto, passassem a dividir o mesmo dia a dia. Para a situação ser benéfica, a influenciadora digital Paula Zukerman listou cinco dicas valiosas de convívio com os pequenos durante a quarentena.

1 – Buscar atividades de acordo com seu perfil

A primeira dica é compreender que cada família tem particularidades que precisam ser respeitadas. Ou seja, o que funciona em uma casa pode não funcionar na outra. O importante é buscar atividades que tanto os pais quantos os filhos se sintam confortáveis em fazer. Se os familiares gostam de criar brincadeiras em conjunto, então, mão na massa. Algumas atividades manuais são rápidas, divertidas e dão bastante espaço para deixar a criatividade fluir, como desenhar uma ovelha e enfeitar com algodão ou um avião de papelão. Se os pais gostam de cozinhar, podem envolver as crianças em receitas simples. Se têm uma profissão específica, podem apresentar alguma tarefa profissional com as crianças.

2 – Ampliar a conexão com os filhos

A quarentena possibilitou uma aproximação maior entre pais e filhos. Dificilmente em uma rotina normal era possível passar tanto tempo juntos como agora. É o momento ideal para descobrir quais temas e brincadeiras os pequenos mais gostam de fazer e como se conectar ao universo deles. Buscar gostos partilhados e estimular essas atividades conjuntas é uma forma de deixar o período de isolamento social mais leve e divertido. Você se lembra das músicas que gostava de ouvir quando era criança? Que tal mostrarem as músicas preferidas um para o outro e descobrirem quais têm em comum?

3 – Criar memórias afetivas e boas lembranças

É uma situação atípica que requer cuidados, evidentemente. Para os filhos, esse momento também pode ser traumatizante, com mudança de rotina e afastamento dos amigos e familiares mais próximos. Uma forma de prevenir isso é transformar o período em casa em fonte de memórias afetivas e boas lembranças no futuro simplesmente envolvendo as crianças no cotidiano da casa, tirar fotos e criar novos rituais. Olhar imagens das pessoas queridas e interagir com elas também pode ser uma atividade prazerosa que ajuda a lidar com a saudade. Criar um mural ou um álbum cheio de desenhos, colagens e textos sobre as falas das crianças neste período pode ajudar a ressignificar a quarentena. Lá na frente, quando as crianças crescerem, esta terá sido a época em que mais se divertiram com os pais.

Publicidade

4 – Respeitar as limitações

De repente surgiu uma ótima ideia de brincadeira, mas na hora de executá-la percebem que precisam de mais espaço ou materiais do que foi planejado anteriormente. O importante agora é entender as limitações e encontrar alternativas que ponham as ideias em prática sem pressão pela perfeição. Geralmente as crianças amam se envolver na construção de iniciativas criativas e o improviso pode acabar gerando mais engajamento do que um plano seguido à risca.

5 – Guardar momentos de introspecção

Quarentena não significa, evidentemente, que todo o tempo livre precisa ser preenchido com atividades, brincadeiras e conversas. É comum que todos (pais e filhos) tenham momentos mais solitários. Respeitar essa opção quando a criança quiser ficar sozinha é importante. “Todos precisam ter essas situações individuais para reflexão e cuidados. A introspecção é uma grande oportunidade para reinvenção”, comenta Paula.

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Além do Museu do Ipiranga: distrito na zona sul de SP passa por transformação

12 minutos de leitura
Imagem destacada

Pró-cotista: o que é e como funciona

1 minuto de leitura
Imagem destacada

7 dicas para decorar sua casa no Natal. Veja referências

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Justiça proíbe QuintoAndar de cobrar taxas de serviço e de reserva de imóvel

1 minuto de leitura