Notícias

Como preparar o home office para a quarentena?

Confira 8 dicas para encontrar o cantinho ideal dentro de casa e transformá-lo numa extensão do ambiente de trabalho

Por: Da Redação 24/03/2020 3 minutos de leitura
Proponha atividades autônomas para as crianças e ganhe alguns momentos de autonomia também/ Crédito: Getty Images

Publicidade

Com o avanço de casos do novo coronavírus no Brasil, muitas empresas preocupadas com a saúde dos funcionários têm aderido à modalidade de trabalho a distância. Entretanto, para garantir produtividade e concentração, é preciso organizar o ambiente levando em conta o espaço, a iluminação e a organização. Vale lembrar que para manter a eficiência também é necessário estabelecer horários e estipular uma rotina para não misturar atividade domiciliar com compromissos profissionais. Confira as dicas:

Adaptação: nem sempre é possível ter um lugar perfeito para colocar agenda, calendário, computador, impressora, canetas, grampeador, folhas e outros materiais de trabalho que possam ser úteis à mão. Então, deixe o perfeccionismo de lado e observe o que está dentro das possibilidades. A mesa da cozinha pode ser compartilhada, uma mesa de centro pode ser improvisada. Se for o caso, utilize cavaletes para montar uma bancada proporcional à área disponível.

Organização: mantenha papéis, canetas e objetos dentro de uma caixa organizadora ou opte por gaveteiros próximos. Já pensou ter que levantar para cada coisinha que precisar? É fundamental que a superfície esteja em ordem e apresente o que é necessário ao trabalho. Isso evita dispersão e colabora com a produtividade.

Cadeira: não subestime o poder de uma cadeira ergométrica. Ter uma boa cadeira de escritório não é um luxo, é uma questão de saúde. Escolha um bom modelo e evite economias neste item. Um assento macio e flexível ajuda a elevar a postura e aumenta a sensação de conforto e bem estar. Isso ajuda a manter a eficiência ao longo do dia inteiro de atividades mentais.

Publicidade

Iluminação: evite luzes acessas durante o dia e opte por colocar a mesa de trabalho próxima a uma janela. Procure posicionar o corpo de frente para a luz. Se a janela estiver atrás, a luminosidade pode atrapalhar para enxergar a tela do computador. Mantenha os vidros abertos para deixar o ambiente arejado.

Decoração: a dica é manter o ambiente de trabalho com o mínimo de objetos, somente os indispensáveis. Evite ter por perto muitas fotos, desenhos, bonequinhos, enfeites ou materiais de outras atividades, como cadernos de estudos que não são necessários às atividades de trabalho. Pequenas plantas podem ajudar a compor a mesa de maneira saudável.

Contato: não perca o contato com as pessoas com quem você trabalha só porque estão cada um na sua casa. Troque impressões por mensagens, mande e-mails e mantenha reuniões regulares por chamadas virtuais. Isso ajuda a cultivar os vínculos, a coesão nas atividades e a integração entre os membros da equipe.

Disciplina: é fundamental cravar uma rotina a ser seguida, com hora para começar, hora de intervalo e hora para terminar. Além de evitar dispersão e confusão entre atividades profissionais e domésticas, isso ajuda a estipular o descanso saudável, observar prazos e metas e não perder o ritmo de produtividade.

Publicidade

Crianças: elas costumam requerer muita atenção quando têm a mamãe ou o papai por perto. Delimitar espaço e limite pode ser difícil, então proponha atividades que podem ser desenvolvidas de maneira autônoma, como colorir desenhos ou montar quebra-cabeças próprios para a faixa etária. E faça provocações do tipo “ah, será que você consegue fazer isso sozinho? Não sei… será?”. O sentimento de desafio pode instigar as crianças a se dedicarem de maneira concentrada, deixando você livre por algum tempo.

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Há uma ‘bolha’ por trás da explosão de ofertas de studios em SP? Construtoras dizem que não

9 minutos de leitura
Imagem destacada

Construtora contrata familiares de funcionários para produzirem máscaras

2 minutos de leitura
Imagem destacada

O que o mercado imobiliário pode aprender com Oprah Winfrey

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Vila Madalena: o bairro mais descolado de São Paulo

4 minutos de leitura