Com o avanço de casos do novo coronavírus no Brasil, muitas empresas preocupadas com a saúde dos funcionários têm aderido à modalidade de trabalho a distância. Entretanto, para garantir produtividade e concentração, é preciso organizar o ambiente levando em conta o espaço, a iluminação e a organização. Vale lembrar que para manter a eficiência também é necessário estabelecer horários e estipular uma rotina para não misturar atividade domiciliar com compromissos profissionais. Confira as dicas:
Adaptação: nem sempre é possível ter um lugar perfeito para colocar agenda, calendário, computador, impressora, canetas, grampeador, folhas e outros materiais de trabalho que possam ser úteis à mão. Então, deixe o perfeccionismo de lado e observe o que está dentro das possibilidades. A mesa da cozinha pode ser compartilhada, uma mesa de centro pode ser improvisada. Se for o caso, utilize cavaletes para montar uma bancada proporcional à área disponível.
Organização: mantenha papéis, canetas e objetos dentro de uma caixa organizadora ou opte por gaveteiros próximos. Já pensou ter que levantar para cada coisinha que precisar? É fundamental que a superfície esteja em ordem e apresente o que é necessário ao trabalho. Isso evita dispersão e colabora com a produtividade.