O recém-criado fundo de investimentos norte-americano especializado em proptechs e tecnologias imobiliárias Hoam Ventures, do veterano do setor imobiliário nos EUA, John Carona, acaba de colocar uma empresa brasileira em seu portfólio.

A TownSq, startup de gestão e comunicação para condomínios, nascida em 2013 em Porto Alegre, foi 100% adquirida pelo fundo. O valor da transação não foi revelado.

Já dentro do fundo, a TownSq fechou duas aquisições. Comprou a ATG, plataforma que faz a gestão financeira de condomínios e a Community Archives, de registro de documentos e histórico de imóveis.

Gaúcha comprada pelo fundo de veterano já tinha parceria com Carona em gestão de condomínio

A relação da gaúcha com Carona começou há mais de cinco anos, quando fechou parceria com a Associa, fundada pelo investidor e uma das maiores empresas de gestão de condomínios dos Estados Unidos. Depois disso, a brasileira mudou endereço para os EUA e expandiu sua presença para o México e Canadá.

Saiba mais: quais os principais e melhores investimentos imobiliários dos Estados Unidos?

Alguns setores são bastante interessantes. Eu comecei no mercado de luxo, que tem várias oportunidades e, dependendo da região, esse mercado tem um ciclo mais curto que um negócio de renda, como um hotel. Geralmente, é um ciclo de venda de três anos, entre a compra, desenvolvimento e a venda da casa de luxo.

Hoje, esse é um negócio muito atraente nos EUA pela necessidade e alta demanda do mercado. Eu geralmente invisto nos meus empreendimentos, mas para diversificar faço investimentos no Brasil, no setor imobiliário e também no mercado financeiro dos Estados Unidos.

Existe alguma oportunidade surgindo no segmento para ficar de olho?

Na minha opinião, ao contrário dos negócios de renovação, o melhor investimento hoje em dia é o multifamily de construção nova. Ao construir, é possível adicionar muito valor a um terreno barato. É possível manter esse bem por um tempo e vender no final, mais valorizado.


O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Esta nota foi originalmente publicada em:
https://economia.estadao.com.br/blogs/coluna-do-broad/empresa do setor-imobiliario-dos-eua-compra-startup-brasileira/