Notícias

Sofrendo com o barulho? Veja como fazer o isolamento acústico do imóvel

Confira medidas para diminuir os ruídos que viraram recorrentes durante o isolamento social, com as pessoas passando mais tempo dentro de casa

Por: Da Redação 28/08/2020 3 minutos de leitura
Alguns materiais como tapetes, almofadas, molduras e outros impedem o ruído de passar de um local para outro/ Foto: Getty Images

Publicidade

As medidas restritivas de funcionamento das empresas, dos comércios e das escolas, impostas durante a quarentena, obrigou as pessoas a ficarem mais em casa. Inclusive, realizando tarefas que antes faziam em estabelecimentos específicos, como atividades físicas, confraternizações e, no caso das crianças, brincadeiras. Toda essa movimentação pode causar barulhos que interferem na rotina e concentração dos vizinhos. Especialmente se estamos falando de imóveis cujas estruturas são mais finas e ocas e permitem aos moradores ouvir com facilidade tudo o que acontece ao lado, em cima e embaixo.

Já existe uma norma regulamentadora que deve ser seguida em construções residências para obter um bom isolamento acústico. É a NBR 15.575 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece espessuras mínimas para pisos, paredes, coberturas e fachadas. Mas se você já mora em um local em que consegue ouvir tudo o que seus vizinhos fazem durante o dia, pode investir em medidas de isolamento acústico. Afinal, você também está tendo que passar mais tempo em casa e precisa de conforto acústico para desempenhar suas próprias atividades, certo?

Medidas rápidas para isolamento acústico

Se você tem pressa, pode apostar em ações que não requerem reformas. As mais simples, como mudanças na decoração, envolvem a diminuição de ecos que reverberam os ruídos. O primeiro passo é identificar de onde o barulho está vindo. Se for externo, usar cortinas mais grossas e com o máximo de camadas possíveis em todas as janelas ajuda a reduzir a propagação do som.

Já se for seu vizinho de baixo o problema, invista em tapetes e espalhe pufes e almofadas pelo chão. Materiais felpudos e macios absorvem melhor o som do que aqueles cujas superfícies são lisas e duras. Mas se o falatório vier do vizinho do lado, colocar molduras nas paredes, preferencialmente quadros de tecido, é uma saída para amortecer o som. Outra dica é investir em papéis ou adesivos de parede. Quanto mais grossos eles forem, mais eficientes serão na absorção dos ruídos.

Publicidade

Substituição e revestimento

Alguns materiais impedem o ruído de passar de um local para outro. Mais uma vez, vale conferir de onde está vindo a algazarra para fazer os investimentos certos. Se o barulho for externo, a vedação de janelas pode ser eficaz. A dica é trocar todas por caixilhos acústicos. Você encontra no mercado opções de PVC ou alumínio, com vidros duplos ou triplos que barram o ruído. Portas de madeira maciça também proporcionam isolamento acústico.

Caso o ruído passe facilmente através das paredes internas, a dica é apostar em revestimentos acústicos. Materiais como placas de lãs de rocha, painéis de madeira e placas de gesso acartonado ajudam muito. Revestimentos para o piso também são saídas para deixar de ouvir as confraternizações e brincadeiras do vizinho de baixo. Especialmente se o piso do seu imóvel for de materiais mais frios, como porcelanato, que causam muito eco. Nesse caso, vale cobri-lo com carpetes, pisos vinílicos, tacos de madeira ou mármore.

E se os passos, gritos de crianças ou conversas que estão tirando sua concentração durante o home office vierem de cima? Caso more em apartamento, pode investir em forros de isolamento acústico para o teto. Já para casas sem laje, use manta acústica entre a telha e o forro para diminuir o som. Forro acústico de madeira ou de gesso triplo também funciona bem.

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Setor de construção filtra tecnologias para impulsionar inovações

1 minuto de leitura
Imagem destacada

Investidores compram mais imóveis com foco na renda do aluguel, mas tendência é de queda

0 minutos de leitura
Imagem destacada

Por que mais mulheres estão se tornando corretoras de imóveis?

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Aluguel de temporada: veja dicas de como economizar e garantir uma boa experiência nas férias

2 minutos de leitura