Notícias

Como arranha-céus estão fazendo Nova York afundar?

Cidade costeira afunda de 1 a 2 mm por conta da pressão exercida pelo peso dos prédios

Por: Redação, Estadão Imóveis 29/05/2023 1 minuto de leitura
predios-nova-york
Atualmente, a cidade de 777 km² comporta cerca de 762 milhões de toneladas de concreto, aço e vidro / Crédito: Getty Images

Publicidade

O solo de Nova York está afundando. E a culpa é dos famosos prédios arranha-céu que preenchem o horizonte da cidade. De acordo com um estudo do Serviço Geológico dos Estados Unidos, o local afunda de 1 a 2 mm por ano por causa da pressão exercida pelas edificações. 

Atualmente, a cidade de 777 km² comporta cerca de 762 milhões de toneladas de concreto, aço e vidro, segundo a USGS. Esse peso calculado não considera o peso de móveis, luminárias e acessórios dentro desses prédios, além da infraestrutura de transporte e dos 8,5 milhões de habitantes. 

Diante do aumento relativo do nível do mar de 3 a 4 mm por ano, especialistas indicam que o cenário é preocupante por Nova York se tratar de uma cidade costeira. Nos últimos 70 anos, as águas da região subiram 22 cm e a previsão é que até 2050 o nível do mar suba de 20 cm a 76 cm. Para piorar, esse afundamento da cidade impulsionado pelas construções ininterruptas não é tão raro. 

Trata-se de um fenômeno global visto em outras cidades costeiras com populações crescentes e urbanização acelerada. No centro da discussão está o Empire State, que além de ser tema de música do Jay-Z e Alicia Keys, é o prédio com maior massa da cidade. No entanto, os edifícios que fazem mais pressão no solo são o Central Park Tower e o novo World Trade Center. 

Publicidade

Desde 2020, quando a massa de objetos feitos pelo homem ultrapassou a de toda a biomassa viva, o debate sobre o tema se fortaleceu. Nova York não é nem de longe a única cidade que pode sofrer com os impactos desse afundamento. Diversas regiões ao redor do mundo estão sofrendo com o afundamento do solo mais rápido do que outras.

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Home office e pandemia freiam construção de prédios corporativos

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Mais de 156 mil imóveis novos foram vendidos no Brasil em 2022

1 minuto de leitura
Imagem destacada

Maceió é a capital onde o preço do imóvel mais subiu em 2023. Veja lista

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Preço do aluguel de escritórios desacelera em março; Veja cidades mais caras

1 minuto de leitura