Decoração, reforma e construção

PIB da construção registra queda no primeiro trimestre do ano

De acordo com IBGE, setor caiu 0,8% durante o período

Por: Redação, Estadão Imóveis 02/06/2023 1 minuto de leitura
pib-da-construcao
Em comparação ao mesmo período do ano passado, construção registrou alta de 1,5%/ Getty Images

Publicidade

O Produto Interno Bruto (PIB) totalizou R$ 2,6 trilhões no primeiro trimestre de 2023. É um crescimento de 1,9% em relação ao trimestre anterior e 4% em relação ao primeiro trimestre de 2022. A alta foi puxada especialmente pelo setor da Agropecuária, que registrou aumento de 21,6% no período. Por outro lado, porém, o setor de construção teve uma queda de 0,8%. 

De acordo com o índice divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 1º de junho, essa queda é vista apenas se comparada ao trimestre anterior. Se comparada com o mesmo trimestre do ano passado, o setor registrou uma alta de 1,5%, a décima alta consecutiva. Porém, a análise trimestral indica uma desaceleração impulsionada pela queda dos insumos típicos da construção. 

“O declínio da produção de materiais de construção foi decisivo para o resultado negativo do trimestre, mas pode ser que se reverta no próximo tri”, acredita Eduardo Zaidan, vice-presidente de Economia do SindusCon-SP. Ele defende que o setor será impulsionado por um aumento da atividade puxado pelas construtoras.

Em um contexto amplo, ao se analisar o PIB acumulado dos quatro trimestres terminados em março de 2023, há um crescimento de 3,3% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. Esse resultado é alavancado por resultados positivos em todas as atividades industriais, incluindo a Construção, que registrou uma alta de 5,3% no período. 

Publicidade

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Pompeia vive boom de novos prédios impulsionado por nova linha de metrô

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Retrofit de prédios ganha nova lei em São Paulo que pode facilitar os investimentos

4 minutos de leitura
Imagem destacada

Inadimplência de condomínios pode chegar aos 25% neste ano

1 minuto de leitura
Imagem destacada

Paulistano paga poda de árvore para ter mais agilidade

3 minutos de leitura