Passo a passo para a última organização da sua casa no ano
Adaptações no mobiliário, pequenas reformas e a limpeza da casa podem tornar o ambiente bem mais acolhedor
Publicidade
As festas de Natal e Réveillon representam um momento de encontros e casa cheia, mas também de bagunça. A desorganização é uma consequência natural destes compromissos, porém ter um lar limpo, confortável e aconchegante pode tornar essa experiência muito mais agradável. Se você quer começar 2025 com o pé direito, aproveite os últimos dias do ano para uma última organização.
+ Entenda a relação entre a sua casa e a sua saúde
A arquiteta Mariana Meneghisso, especialista em design de interiores da Meneghisso & Pasquotto Arquitetura, afirma que uma casa organizada aumenta a capacidade de concentração e propicia uma melhora no nível de relaxamento.
Confira 6 dicas para realizar uma última manutenção da casa no final do ano:
Publicidade
1. Atenção aos detalhes
Dos vários itens que passam despercebidos no dia a dia, estão as pequenas manutenções, como a troca dos filtros de água da piscina e a limpeza da caixa d’água. Meneghisso sugere que o morador se atente a esses detalhes durante os últimos dias do ano. “Desde a remoção das folhas e da sujeira nas calhas e telhados a chamar um jardineiro para colocar uma vitamina nas plantas” são algumas das orientações.
“Chega agora nessa época de fim de ano, especialmente no verão, que as folhas se acumulam nas calhas e nos condutores. Isso pode trazer problemas”, acrescenta o arquiteto Alexandre Pasquotto, da Meneghisso & Pasquotto Arquitetura.
2. Organize gavetas e armários
Publicidade
Que tal começar o ano com a sensação de casa arrumada? Essa é a sugestão de Meneghisso. “Inicie organizando as gavetas e os armários internamente. Se desfaça daquilo que você não usa mais e abra espaço para coisas novas. Setorize os itens para que, no próximo ano, sua vida fique mais prática, simples e rápida”, orienta.
“Sempre que você sabe onde as coisas estão, você diminui o seu estresse e a sua dificuldade de concentração É uma simplificação da vida”, acredita.
3. Faça a higienização dos objetos
Aproveite o final do ano para lavar os tapetes sujos, limpar a cortina e higienizar os colchões. A dica da arquiteta é que o morador dê atenção aos itens que precisam de manutenção esporádica.
Publicidade
+ Como se faz uma faxina geral? Produtos e ‘segredos’ para limpar a casa poupando esforços
“Tudo isso exige uma manutenção a cada seis meses ou uma vez por ano, minimamente, a serem higienizados para que você consiga reduzir a sujeira, ácaros, fungos. Assim, você minimiza uma possível alergia e traz um ambiente mais gostoso para sua casa”, recomenda.
4. Renove a pintura
O interior do seu imóvel é onde você passa a maior parte do tempo, durante todo o ano. Uma dica para aproveitar melhor estes momentos é renovar a pintura, mantendo as cores já existentes, mas trazendo aquela sensação de pintura fresca de paredes limpas.
Publicidade
“Se você quiser se arriscar, uma coisa bacana é escolher uma cor nova para casa toda, para um ambiente ou para uma parede”, apresenta Meneghisso.
5. Manutenção do ar condicionado
Para Pasquotto, a manutenção do ar condicionado já deveria ter sido realizada durante a época mais fria do ano, que é quando as empresas têm maior disponibilidade. No entanto, se ela não foi feita até agora, é importante se precaver para começar o ano bem. “Vale não só verificar se a parte elétrica está em ordem, mas, também, se os equipamentos estão funcionando”, indica.
+ Condomínio pode proibir ar-condicionado no seu apartamento? Confira regras
Publicidade
“Verifique se a carga de gás está correta e ele está atingindo as temperaturas que são programadas, além de realizar a limpeza das evaporadoras”, aponta. “Também não esqueça das pilhas dos controles. Não adianta a gente fazer toda essa manutenção e esquecer das pilhas”, brinca o especialista.
6. Ajuste os geradores
Se você tem geradores em casa, é normal que eles sejam mais exigidos no final do ano. E é justamente quando eles são mais necessários. Faça a manutenção destes equipamentos e a verificação do combustível, do acionamento automático, da limpeza do sistema de injeção e do carburador.
“Também fique atento à bateria. Se ela ficar muito tempo parada, vai descarregar. Então é preciso fazer uma verificação”, adiciona Pasquotto.
Publicidade
NOTÍCIAS MAIS LIDAS
NEWSLETTER
IMÓVEIS
Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis