Decoração, reforma e construção

Paisagista dá conselhos de como decorar sua casa com lírio-da-paz

Planta é recomendada para locais como salas de estar e área de home office

Por: Redação, Estadão Imóveis 08/11/2024 2 minutos de leitura
lírio-da-paz
Lírio-da-paz é associado à sentimentos como bem-estar e purificação de espaços/ Crédito: john/AdobeStock

Publicidade

Associada à redução de estresse, o lírio-da-paz é uma planta popular na decoração de casas brasileiras. Originária da Ásia e na América Central, ela está adaptada ao clima tropical, o que a torna de fácil cultivo no Brasil. É importante, porém, saber como valorizá-la da melhor forma e potencializar os efeitos positivos da planta no seu imóvel. 

+ 5 melhores plantas para decorar sua casa na primavera

Demarcada pela cor branca e pelo próprio nome da planta, o lírio-da-paz está associada a calmaria e aconchego. “Além de sua delicadeza que faz toda a diferença na decoração, o lírio-da-paz carrega significados ligados à espiritualidade e ao bem-estar”, destaca a paisagista Mônica Costa. “Ela é fortemente associada à tranquilidade, purificação e proteção dos espaços”, aponta. 

Cuidados especiais

O lírio-da-paz prefere locais com meia-sombra. Portanto, a orientação é integrá-la a ambientes internos de residências, como salas de estar, áreas de home office e outros cômodos onde o morador passa muito tempo.

Publicidade

“É importante não expor o lírio-da-paz à luz direta do sol, pois isso pode queimar as suas folhas. Portanto, escolha um local em que receba uma luz suave e indireta – como próximo a uma janela com uma cortina leve, uma varanda coberta etc”, orienta Costa.

Lírio-da-paz deve ser regado duas vezes por semana e mantido fora do alcance de crianças e animais de estimação/ Crédito: Andrii/AdobeStock

Também é recomendável regar o lírio-da-paz duas vezes por semana. Porém, é importante se atentar ao clima e à região. “É importante deixar o solo úmido, mas nunca encharcado”, reforça a paisagista. “Em caso de dúvida, sempre coloque o dedo na terra para verificar se a quantidade de água está adequada”.

+ Como funciona o vaso autoirrigável? Separamos modelos recomendados

Para dias secos ou quentes, ela sugere pulverizar de forma leve as folhas da planta. É importante, ainda, colocar o lírio-da-paz em locais que não sejam facilmente acessíveis por pets ou crianças pequenas. Por ser uma planta tóxica para os bichentos, evite este contato. 

Publicidade

Dicas de decoração

Pela estética discreta, composta por flores brancas e folhas verdes, o lírio-da-paz permite que o morador “arrisque” mais na composição dos ambientes. Começa pela escolha do vaso, que pode ser mais elegante, com cerâmica ou vidro quando se tratar de plantas maiores.

Especialista indica que lírio-da-paz prefere locais com meia-sombra/ Crédito: Victoria/AdobeStock

Já para as plantas menores, a sugestão é optar por vasos mais simples. “Na decoração, a espécie pode compor ambientes diversos. Desde os minimalistas, em que é possível plantá-los em vasos mais neutros, aos mais arrojados, em que uma ideia é colocá-los em vasos mais coloridos ou com um design diferenciado”, indica Costa.

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Custo de construção em São Paulo ficou mais caro nos últimos 12 meses

1 minuto de leitura
Imagem destacada

Na MRV, imóvel econômico é minoria pela primeira vez desde a criação da empresa

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Bancos privados sobem juros do crédito imobiliário, antecipando novo aumento da Selic

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Pausa na prestação do Minha Casa Minha Vida não alcança faixas menores

2 minutos de leitura