Voltar
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


Página inicial / Notícias / Qual é o score ideal para conseguir um bom financiamento?

Qual é o score ideal para conseguir um bom financiamento?

Além do nome limpo, consumidor precisa ter uma boa pontuação de crédito para conseguir financiamento imobiliário alto a juros menores

  • (5.0)

Da Redação

05/06/2020 - 2 minutos de leitura


Empresas avaliam o comportamento do consumidor, como histórico de dívidas, compromisso com pagamentos de contas e até hábitos de consumo/ Crédito: Robert Tjalondo em Unsplash

O sonho de ter um imóvel próprio quase sempre esbarra nos altos preços dos imóveis. A alternativa é recorrer a empréstimos e financiamentos que fazem o valor caber no bolso. Mas para conceder o crédito, muitas empresas e instituições financeiras consultam o score do consumidor.


Score é uma pontuação definida pelos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC, e pelas próprias instituições credoras que possuem pontuação interna. Essas empresas avaliam o comportamento do consumidor, como histórico de dívidas, compromisso com pagamentos de contas, relacionamento com bancos e até hábitos de consumo em comparação à sua renda.

A pontuação vai de 0 a 1.000. Quanto mais próximo ao valor máximo seu score estiver, maiores são as chances de conseguir crédito na praça, inclusive financiamento imobiliário. Isso porque as instituições financeiras entendem que consumidores com score alto têm menos chances de ficarem inadimplentes e, com isso, vão honrar o compromisso de quitar o empréstimo concedido.

Pontuação entre 0 e 300 é considerada ruim. Entre 301 e 700, regular. Consumidores que apresentam esses scores são vistos como maus pagadores e é bem provável que tenham pedidos de crédito negados, especialmente, se forem grandes somas.

Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

Pontuação a partir de 700 é considerada boa o suficiente para conseguir mais facilmente empréstimos com valores altos. Portanto, esse é o score mínimo para obter um bom financiamento imobiliário. Quanto mais próximo da pontuação máxima você conseguir chegar, mais chances de conseguir crédito para comprar seu imóvel e com menores taxas de juros.

Como conseguir o score suficiente para financiamento imobiliário?

Você pode consultar sua pontuação na página dedicada a isso do Serasa ou do SPC Consumidor Positivo. Caso seu score não seja o suficiente para conseguir um financiamento imobiliário, siga as dicas para aumentá-lo rápido:

  • Pague suas contas pontualmente: mesmo poucos dias de atraso podem baixar seu score consideravelmente.
  • Mantenha seu nome sempre limpo: entradas e saídas constantes da lista dos órgãos de proteção ao crédito também são encaradas como comportamentos típicos de maus pagadores.
  • Quite ou negocie todas as suas dívidas: os débitos em aberto derrubam sua pontuação porque representam maior risco de inadimplência para as instituições credoras.
  • Organize sua vida financeira: evite gastos excessivos. Lembre-se de que o seu comportamento de consumo também é avaliado e demonstra o seu planejamento em relação aos compromissos financeiros.
  • Faça o cadastro positivo: se ainda não tem, faça seu cadastro junto aos órgãos de proteção ao crédito. Com isso, seu histórico financeiro será monitorado com mais facilidade e você poderá demonstrar facilmente que é um bom pagador.
  • Movimente sua conta: o relacionamento com empresas e instituições financeiras pesa na definição do score. Por isso, colocar dinheiro em investimentos ajuda a aumentar a pontuação.
  • Evite pedidos de crédito recorrentes: solicitar aumento do limite do cartão ou empréstimos muitas vezes em curto espaço de tempo pode ser encarado como tentativas de fraudes ou golpes. Esse sinal de alerta é visto como risco pelas instituições financeiras, o que acaba baixando seu score.
  • Faça pagamentos antecipadamente: se conseguir, pague os boletos antes do vencimento. Esse comportamento é bem-visto pelas empresas e instituições financeiras e uma forma simples de aumentar seu score para conseguir financiamento imobiliário.

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login

  • Paulino Melo
    08/06/2020

    Muito boa a matéria!
    Pessoal, tem sites que informam o passo a passo para AUMENTAR o seu SCORE para 750 ou mais.

  • Rosa Helena Carvalho
    08/06/2020

    Ótima matéria. Esclarecimentos para quem tem pouco conhecimento.


  • Notícias relacionadas