A frota de automóveis aumentou consideravelmente nos últimos anos, chegando a 41,2 milhões em 2017, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Esse crescimento impacta na mobilidade das grandes cidades e também na demanda por vagas de garagem em condomínios.

Leia mais:
Saiba como avaliar um imóvel para vender
Veja como fazer a inscrição no programa Minha Casa Minha Vida
Permuta de imóveis: saiba como funciona

Construções antigas podem ter um número reduzido de vagas – ou nem ter. Mas as novas tendem a sair do papel já considerando esse quesito. São quatro os tipos de vagas oferecidas pelos condomínios.

Conheça as particularidades de cada uma.

Vaga de garagem rotativa

Essa vaga não é fixa nem possui vínculo com um apartamento. A distribuição entre os condôminos é feita por meio de sorteios e rodízio. Geralmente, o sorteio é realizado em uma assembleia a cada seis meses ou um ano. Assim, todos têm a oportunidade de utilizar as vagas com as melhores localizações.

Vaga de garagem presa

Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

É uma vaga em que, por conta da localização, o automóvel estacionado fica preso por outro. O morador tem que pedir ao vizinho para mover o carro todas as vezes que precisar entrar ou sair. É mais comum em prédios antigos. Quando há muita confiança entre os condôminos, eles podem trocar chaves reservas para facilitar a retirada dos carros.

Vaga de garagem solta

A vaga solta não está vinculada a nenhum apartamento e, diferentemente da vaga presa, não depende da retirada de outros carros. Aqui, quem chegar ao espaço primeiro estaciona. Essas vagas podem se tornar motivo de competição entre moradores que desejam garantir a melhor localização.

Vaga de garagem demarcada

A vaga de garagem demarcada é um espaço previamente determinado para cada imóvel. Nesse caso, não é necessário rodar a garagem toda à procura de uma vaga ou calcular o melhor horário para encontrar um espaço disponível. Cada morador sempre sabe onde vai estacionar.