Decoração, reforma e construção

Mais de 30% dos brasileiros pretendem realizar reformas em casa este ano; O que eles buscam?

Estudo diz que banheiro e quartos são locais com maior intenção de mudanças

Por:  Redação, Estadão Imóveis 25/03/2025 2 minutos de leitura
Tinta, cimento e torneiras são itens principais alvos nas lojas de construção/ Crédito: chadchai/AdobeStock

Publicidade

Reformar a casa é item quase obrigatório na lista de planos de grande parte dos brasileiros. Em 2025, pelo menos um terço da população deve colocar esse plano em prática. De acordo com um estudo realizado pela Juntos Somos Mais, joint venture da Votorantim Cimentos, Gerdau e Tigre, 33,2% dos entrevistados pretendem realizar alguma obra ou reforma em seus imóveis ao longo deste ano.

Desenvolvido em parceria com a Opinion Box, o levantamento realizado com mais de mil pessoas mostra que os cômodos com maior intenção de reforma são o banheiro (32%) e o quarto (31,4%). “São espaços que unem conforto e necessidade. O quarto é um refúgio pessoal e pintá-lo, por exemplo, traz bem-estar imediato a um custo acessível”, analisa Juliana Carsoni, CEO da Juntos Somos Mais. 

“Já o banheiro, com uso intenso, pede reparos práticos, como trocar torneiras ou consertar infiltrações. São cômodos menores e mais baratos de reformar, o que atrai quem se planeja financeiramente”, pontua. 

Classe social

O estudo, batizado de Construshoppers, mapeou o comportamento de compra e as preferências dos consumidores no setor de materiais de construção. Surpreendentemente, as classes D e E demonstraram a maior intenção de reforma, com 35,5% dessas famílias planejando realizar manutenções este ano. Dentro deste grupo, 40% já estão realizando o planejamento financeiro da obra. 

Publicidade

“Para elas, as reformas são mais necessidade do que luxo”, afirma Carsoni. “Vemos uma busca por soluções essenciais, como consertar um banheiro com vazamento ou pintar um quarto para mais conforto. É um movimento de quem quer qualidade de vida sem estourar o orçamento, transformando o lar com o que cabe no bolso”.

Tintas e cimento

O tipo de reforma a ser realizada também chama atenção. Segundo o levantamento, as tintas são o principal foco nas intenções de compra de materiais de construção, como a prioridade de 57,7% dos entrevistados. Em seguida, aparecem o cimento (45,5%) e as torneiras (44,7%). Entre os cinco produtos mais comprados ainda figuram itens como rejunte (41,1%) e chuveiro (40,8%). 

“São pilares das reformas mais desejadas. Tintas renovam quartos e banheiros com custo baixo e impacto visual rápido. Cimento é essencial para reparos estruturais, enquanto torneiras atendem a busca por funcionalidade. São itens acessíveis, versáteis e alinhados ao bolso cauteloso do brasileiro em 2025, com a Selic subindo e o ICC em baixa”, observa Carsoni.

Escolha das marcas

Para 25,9% dos entrevistados, as recomendações de amigos, familiares e conhecidos são o fator mais impactante na escolha de marcas de materiais de construção. A propaganda, por sua vez, desempenha um papel maior entre os homens (11,4%) do que entre as mulheres (7,6%).

Publicidade

“O brasileiro transforma necessidade em oportunidade. Com 33,2% planejando reformas, vemos um setor de materiais de construção pulsante, mesmo em tempos de cautela econômica”, complementa a executiva. 

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

IGP-M acelera a 1,82% em janeiro e acumula alta de 16,91% em 12 meses

1 minuto de leitura
Imagem destacada

Halloween: 5 casas de filmes de terror que você pode conhecer na vida real

4 minutos de leitura
Imagem destacada

Cresce participação de imóveis de alto padrão na demanda de São Paulo

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Como fomentar cidades afetivas?

3 minutos de leitura