Voltar
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


Decoração, reforma e construção

Página inicial / Decoração, reforma e construção / 3 dicas para fazer a reforma do banheiro sem dor de cabeça

3 dicas para fazer a reforma do banheiro sem dor de cabeça

Aprenda como fazer de forma correta e tranquila a manutenção e as reformas necessárias – e, assim, evitar transtornos e desperdícios


Da Redação

22/03/2021 - 2 minutos de leitura


Verifique a qualidade do material de construção, pois ele ficará por anos em uso e não pode ser ineficiente/ Foto: iStock
Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

O banheiro, devido às tubulações do encanamento e uso contínuo de água, é um dos cômodos que mais pode apresentar problemas de estrutura – e pode dar uma dor de cabeça e tanto! Quando as manutenções costumam ser deixadas de lado e começam os problemas, a reforma costuma ser grande e o local fica inutilizável.

Para ajudar nesta tarefa, nada é mais importante do que seguir as dicas de um profissional. A designer de interiores Camila Giongo listou três etapas que podem fazer toda a diferença no processo da obra e também no seu resultado.

Faça um planejamento

Planejamento é a palavra-chave para uma reforma sem dor de cabeça. Para fazer um bom projeto é preciso planejar expectativas e o valor estimado que deseja gastar. A lista de tarefas começa com: elaborar a verba e fazer orçamentos antes de iniciar, estimar prazos levando em conta o horário disponível de trabalho, os dias úteis e a data de entrega dos materiais.

Outra questão importante é fazer uma checagem da parte hidráulica, pois isso pode evitar transtornos futuros. A forma ideal de verificar é com o auxílio de um encanador.

Saiba quanto custa a reforma

Em matéria de acabamento de banheiro, o céu é o limite quando falamos de valores. Um ambiente de tamanho regular com revestimento apenas no box e o restante finalizado com pintura, porcelanato simples, louças e metais medianos tem um custo médio de R$ 15 mil. Porém, para saber ao certo quanto irá gastar, é ideal fazer um bom projeto e levantar os custos antes de iniciar a obra.

Quem opta pelo “faça você mesmo” deve ter cuidado redobrado, para que a obra não tenha que parar na metade por falta de recursos. “Por este motivo, o planejamento se faz tão crucial. Ele determina todos os pontos e ainda permite balancear possíveis imprevistos”, afirma a profissional.

Cuidados para o ANTES e DURANTE a reforma do banheiro

Antes

  • Fazer um bom planejamento, sempre levando em consideração o lado financeiro;
  • Opte por gastar a maior parte do orçamento na contratação de profissionais de qualidade e confiança, que fazem toda a diferença no resultado do banheiro. A melhor maneira de acertar na escolha é pedir indicação;
  • Verifique a qualidade do material de construção, pois ele ficará por anos em uso e não pode ser ineficiente;
  • Em apartamentos, é preciso verificar as condições estruturais presentes na planta: elas definem o projeto.

Durante

  • É essencial não deixar faltar nenhum material na restauração e não mudar nada após o início: isso dará velocidade e segurança à toda equipe;
  • O teste da estrutura hidráulica e a aplicação da impermeabilização determinam um acabamento perfeito;
  • Mantenha os móveis de toda a casa protegidos;
  • Se houver mais de uma especialidade contratada para o serviço, é melhor que eles atuem individualmente, pois trata-se de um ambiente pequeno, o que pode acarretar danos e conflitos.
  • Com essas dicas, a reforma fica mais simples. O planejamento, a contratação do profissional e a preparação para os imprevistos fazem parte do processo.

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login


Notícias relacionadas