Mobilidade
O território é atendido pela Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo, com a Estação Artur Alvim. Além disso, a Radial Leste, uma das mais importantes vias da cidade, passa pela região, segue em direção ao Centro e se conecta também ao corredor norte-sul.
Educação
O bairro acomoda muitas opções de ensino público, caso das escolas estaduais Oswaldo Aranha B de Mello e Professora Luiza de Queiroz e Oliveira, e da ETEC Itaquera II. No Ensino Superior, a região também conta com a Fatec Itaquera e com a Universidade Paulista Interativa (Unip) polo Arthur Alvim.
Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.
Saúde
O bairro abriga o Hospital Maternidade Doutor Décio Kato, o Hospital Municipal Doutor Alexandre Zaio, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 26 de agosto e a Atenção Primária à Saúde (APS) Santa Marcelina.
Lazer
Um dos principais atrativos da região é a Arena Corinthians, que pode ser acessada pelas estações de metrô Artur Alvim ou Itaquera. O estádio foi inaugurado para a Copa do Mundo de 2014 e desde então é a casa oficial do clube. Atualmente, o templo sagrado dos corintianos está aberto para visitação. No passeio, que pode ser agendado pelo site, o visitante tem acesso a áreas exclusivas e conhece de perto as modernas instalações. O gramado também já foi palco do maior casamento comunitário da zona leste, oficializando a união de 400 casais.
O complexo esportivo também tem o Museu do Povo, reservado para contar a história do clube através da ótica do torcedor. O acervo é composto por objetos disponibilizados pelos próprios torcedores que poderão ter suas memórias expostas por tempo limitado. O espaço está aberto para visitação em dias de jogos e também faz parte do tour pela arena. As exposições são temporárias e estão em constante mudança.
O bairro também abriga o Espaço Cultural Mário Zan, composto de salas para ensaio de oficinas, eventos, saraus, encontros artísticos, palestras e debates, e a Biblioteca José Paulo Paes, que conta com um acervo de 34 mil livros.
Opções de áreas verdes também não faltam. Destaque para a Praça 8 de Outubro e o Parque Linear Tiquatira, que oferece 320 mil metros quadrados de área livre, pistas de skate, bicicleta, corrida e parquinho. Quem curte esportes pode procurar as atividades do Clube Esportivo da Penha, do Clube de Bocha Primeiro de Outubro e do Sesc Itaquera, que é conhecido por seu parque aquático repleto de toboáguas – que costumam ficar lotados nos dias de calor. Além das piscinas, o local tem programação para todas as idades: esportes, shows, intervenções artísticas, cursos e muito mais. Muitas atividades são gratuitas ou cobram preços módicos.
Já para quem gosta de bater perna e fazer compras, o Shopping Metrô Itaquera conta com 300 lojas, além de supermercado, academia, cinema, duas praças de alimentação e há ainda uma unidade do Poupatempo.
Gastronomia
A região tem uma variedade de opções, como os pratos típicos do Rio Grande do Sul no Restaurante do Gaúcho – Miramiss (Rua Maciel Monteiro, 543), o cardápio de porções e petiscos do Oca Bar (Avenida Doutor Pereira Vergueiro, 364) e o menu de lanches do Best Burger (Rua Peixoto Werneck, 426).