Decoração, reforma e construção

Dia das Crianças: Decoração de quarto de bebê com tema Safari destaca cores suaves

Arquiteta Camila Palladino desenvolveu ambiente com o tema Safari, mas não abriu mão de tons mais neutros

Por: Redação, Estadão Imóveis 11/10/2024 2 minutos de leitura
Expectativa dos pais é que ambiente fosse um cenário de tranquilidade dentro do imóvel/ Crédito: David Aranha/Divulgação Palladino Arquitetura

Publicidade

Há pouco menos de um ano, a arquiteta Camila Palladino, do escritório Palladino Arquitetura, foi convidada para participar da realização de um sonho. Em um apartamento de 150 m² no bairro Bela Vista em Santo André, interior de São Paulo, um casal acabava de ter seu primeiro filho e queria preparar um dos quartos do imóvel para recebê-lo da melhor forma possível.

Além de ser o palco das primeiras interações da criança com o mundo, eles desejavam que aquele quarto se tornasse um refúgio da família da correria do cotidiano. 

Arquiteta mesclou objetos lúdicos com ilustrações para tornar ambiente mais alegre/ Crédito: David Aranha/Divulgação Palladino Arquitetura

“Desde o início, o casal comentou que desejava um ambiente que fosse clássico e provençal, mas trouxe toques contemporâneos. Tudo isso sem perder a doçura que caracteriza a infância”, sintetiza Palladino. O tema da decoração tinha a ambição de estimular a imaginação e ser o cenário de um ambiente de felicidade. 

+ 5 móveis essenciais para o quarto do bebê, segundo decoradora

Publicidade

A escolha foi por desenhar o quarto como um Safari. “Conversamos sobre cores suaves e neutras, como o azul claro, branco e madeira, que criariam uma base tranquila, mas que também permitiriam a adição de detalhes em tons pastéis, trazendo leveza e um toque alegre”, explica a arquiteta. 

O papel de parede de animais combina com o uso da madeira para destacar a temática Safari/ Crédito: David Aranha/Divulgação Palladino Arquitetura

Desta forma, a arquiteta optou por implantar um papel de parede chamativo que destaca as ilustrações dos animais, mas sem tornar a estética gritante ou exagerada. “O tema de bichos com ilustrações sutis estimulam a imaginação da criança sem sobrecarregar o ambiente”, justifica. 

“Optamos por tons suaves e neutros, que não apenas harmonizavam com a paleta geral do espaço, mas também permitiam que os elementos decorativos se destacassem”, acrescenta. 

Para complementar o cenário, Palladino introduziu objetos de decoração, como um balanço de piso em formato de carneirinho para o bebê brincar. Os nichos laterais ao guarda-roupa deixam a mostra os brinquedos e a escolha proposital por um mobiliário de madeira clara, com linhas suaves.

Publicidade

Um dos focos do projeto foi em destacar a iluminação natural do cômodo/ Crédito: David Aranha/Divulgação Palladino Arquitetura

Todo o projeto de iluminação foi pensado para realçar o teto madeirado. Para isso, a arquiteta optou por escolher uma iluminação técnica embutida que destaca as texturas e os detalhes de madeira. “Assim, proporcionamos uma luz suave e uniforme que ilumina o ambiente de forma funcional”, acredita. 

“Além disso, incluímos uma iluminação cênica por meio de luminárias com luzes difusas em cantos estratégicos para criar um efeito suave, ideal para momentos de tranquilidade, como a hora de dormir ou a amamentação”, pontua.

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Sob gestão de mulheres, construtora registra salto de 400% no VGV

4 minutos de leitura
Imagem destacada

7 dicas para vender imóvel rápido e obter o máximo retorno

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Itaim Bibi é opção para quem quer fugir do trânsito na zona sul de São Paulo

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Preço de imóveis fecha primeiro semestre em alta

2 minutos de leitura