Decoração, reforma e construção

Confira 5 dicas para organizar a casa e receber visitas no final do ano

Preparação da residência pode evitar que imprevistos estraguem as festividades

Por:Breno Damascena 23/12/2022 3 minutos de leitura
apartamento-varanda-organização
Transformar sua casa em um ambiente receptivo e acolhedor é mais fácil do que parece/ Crédito: Rafael Renzo

Publicidade

Sua casa vai ser o ponto de encontro das famílias e dos amigos para as festas de Natal ou reveillon? Quando se trata de receber pessoas, organização é a palavra-chave. Com preparação, atenção aos detalhes e pequenas ações, é possível tornar essa experiência no final do ano muito mais agradável para você e para os seus convidados. 

Crie um cronograma

Faça uma lista com as tarefas que você precisa cumprir. Com ela em mãos, distribua as ações ao longo dos dias ou horas de forma racional. “Realize uma verificação geral nas prateleiras, gavetas e geladeira para ver o que está faltando e vá às compras”, orienta a arquiteta Carina Dal Fabbro. 

“Tire um dia para separar e lavar as louças especiais. Verifique se existem peças danificadas e, caso haja necessidade, substitua esses itens por novos. Aproveite e organize os armários”, pontua. “Desse modo, você terá a certeza de que encontrará tudo limpo e preparado quando precisar”, acrescenta.

Faxina completa

Não precisa fazer tudo de uma vez só, mas dar aquela geral nos cômodos da casa, principalmente na cozinha, é importante. A dica da especialista é começar pelos locais que são limpos com menos frequência, como as janelas, batentes, luminárias e lugares mais altos (armários suspensos e o topo da geladeira). 

Publicidade

“Jogue fora os alimentos estragados e com prazo de validade ultrapassado e aplique produtos específicos no chão e nos móveis para manter o ambiente livre da gordura”, adiciona Carina. “Depois da faxina completa, a manutenção do dia a dia será mais simples e rápida.”

A cozinha é um dos cômodos mais importantes da casa quando se pensa nas festas de fim de ano. Ela precisa estar sempre limpa/ Crédito: Rafael Renzo

Prepare-se para os imprevistos

É inevitável que nos dias de festas aconteçam coisas fora do seu controle. Parte fundamental da organização da casa é se preparar para eventuais problemas que possam ocorrer. Portanto, tenha na sua residência os produtos necessários para lidar com esses imprevistos. 

Ter uma caixinha de primeiros socorros com curativos, analgésicos, antiácidos e outros remédios evita a dor de cabeça de ter que procurar uma farmácia aberta tarde da noite nos últimos dias deste final de ano. “No lavabo, organize uma bandeja com artigos que ajudem seus convidados a contornar outros inconvenientes, como fio dental, algodão, demaquilante e lenços umedecidos”, sugere Dal Fabbro.

Organize a casa para os hóspedes

Se algum dos hóspedes for dormir na sua casa, é possível criar condições para tornar essa estadia aconchegante e acolhedora com pequenas ações. “Coloque no armário toalhas, roupa de cama e travesseiros, para que ele tenha sempre a mão e não tenha receio de pedir”, recomenda Carina.

Publicidade

“Outra dica é manter itens de higiene e farmácia (como desodorantes, grampos e elásticos de cabelo e analgésicos) disponíveis e visíveis no lavabo”, pontua. “Para aqueles convidados que vêm apenas para os jantares festivos, busque oferecer mais de uma opção de prato principal.”

Pense na disposição dos móveis

Quantidade de cadeiras, posicionamento da mesa e outros aspectos de disposição dos móveis é definida pela quantidade de pessoas/ Crédito: Luis Gomes

A partir da confirmação de quantas pessoas vão participar dos eventos de final de ano, é importante preparar os ambientes para recebê-los. “Pense em como irá acomodar os convidados. Elas vão comer em pé ou no sofá? Tem lugar para todos? O número de convidados define como os móveis da residência ficarão dispostos”, comenta a arquiteta e designer de interiores Cristiane Schiavoni.

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

RBR Asset vende parte de projeto na Faria Lima e embolsa R$ 60 mi

1 minuto de leitura
Imagem destacada

FIIs: fundos de shoppings aguardam fim da alta dos juros; Veja recomendações

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Platina 220, novo prédio mais alto de SP, tem show e visitas abertas para marcar inauguração

1 minuto de leitura
Imagem destacada

Estudo indica desigualdade territorial em favelas brasileiras

3 minutos de leitura