Decoração, reforma e construção

Como pintar teto e paredes de cores diferentes e conseguir um resultado perfeito?

Tudo depende do seu gosto e do seu objetivo: não existe certo ou errado em se tratando das cores e da decoração do seu imóvel

Por: Da Redação 18/12/2020 2 minutos de leitura
Para evitar que o ambiente fique pesado, a melhor solução é apostar em contrastes harmônicos/ Foto: Getty Images

Publicidade

Muitas casas seguem um padrão de cores dos ambientes, que geralmente é branco no teto e também nas paredes. Por mais que a tonalidade amplie o cômodo e favoreça a iluminação, há quem goste de se arriscar e acrescentar nuances diferentes para dar personalidade à casa.

Porém, na hora de colocar a mão na massa, é comum que surjam algumas dúvidas a respeito: como pintar teto e parede de nuances distintas sem chocar? E mais: quais cores utilizar? Para evitar que o ambiente fique pesado, a melhor solução, segundo Patrícia Fecci, gerente de marketing para serviços de Cor & Design da Sherwin-Williams, é apostar em contrastes harmônicos.

“Para conseguir um resultado perfeito é preciso estar atento aos detalhes que compõem a decoração do espaço. Com um ponto de cor no teto como o azul Naval SW 6244 da marca, por exemplo, o ideal é dar preferência para tonalidades neutras nas paredes, como o Branco Puro SW 7005”, comenta Patrícia.

A profissional afirma ainda que é possível criar uma oposição com tons mais intensos. Aplicando uma pintura mais acinzentada na parede, como o Comandante SW 6524, e um rosa no teto, como o Rosa Porquinho SW 6577, é possível conseguir um ambiente estiloso e leve ao mesmo tempo.

Publicidade

Outra recomendação da profissional é apostar no Cinza Moderno SW 7632 e o Siamês SW 0037, tonalidades suaves que transmitem a sensação de equilíbrio e tranquilidade. Para dormitórios, tetos coloridos podem funcionar bem, principalmente para os quartos infantis, onde a cobertura pode completar uma decoração lúdica.

Como pintar

Como adicionar cor ao teto não é uma prática muito comum, é preciso atenção a alguns detalhes para realizar este tipo de coloração:

  • Forrar o chão com lona, saco plástico ou jornais velhos para evitar que os respingos sujem o piso;
  • Reunir acessórios necessários para executar a tarefa, como uma tinta de boa qualidade, bandeja, rolo de lã, extensor de rolo, escada, pincel e fita crepe;
  • Ter paciência e esperar o tempo correto de secagem entre uma demão e outra da tinta.

Outra dica é preparar o teto antes de começar a pintura, fazendo uma limpeza no local para retirar qualquer sujeira que esteja na superfície. É preciso também se certificar se existem buracos ou furos na parede. Caso tenha buracos, é necessário tapar antes de iniciar o tingimento. “Para deixar o local liso e uniforme, utilize massa e depois uma lixa”, explica a especialista.

Publicidade

Para alcançar o melhor resultado da pintura, as empresas fabricantes de tintas, incluindo a Sherwin-Williams, oferecem soluções, como aplicativos, onde é possível alterar as cores de um ambiente virtualmente, o que facilita na hora de visualizar como ficará a nova pigmentação antes de tomar a decisão.

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Como áreas verdes influenciam empreendimentos imobiliários

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Mooca: um dos bairros mais tradicionais de São Paulo

11 minutos de leitura
Imagem destacada

Venda de apartamentos de luxo em São Paulo bate recorde em 2021

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Diagnóstico do Minha Casa Minha Vida aponta necessidade de mais R$ 8 bi em 2020

2 minutos de leitura