Voltar
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


Decoração, reforma e construção

Página inicial / Decoração, reforma e construção / 5 dicas para não perder tempo na obra

5 dicas para não perder tempo na obra

Atraso na construção é sinônimo de mais custos, por isso é fundamental buscar alternativas que mantenham o prazo estipulado no planejamento


Da Redação

08/03/2021 - 2 minutos de leitura


Para não perder tempo, é importante programar a compra de materiais conforme a etapa em que ela se encontra/ Foto: iStock
Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

O prazo de entrega está entre os vilões que assolam uma obra e normalmente este problema recorrente se dá por falta de planejamento nas etapas de construção. Para evitar que isso aconteça com você, confira algumas dicas que vão te auxiliar a não perder tempo na obra.

Não abra mão do cronograma

Um cronograma de obra é um documento que detalha quais atividades serão realizadas no decorrer da construção ou reforma, com estimativa de conclusão para cada processo. Por meio dele é possível verificar em qual etapa a atividade se encontra e se está de acordo com o que foi estabelecido no início do projeto.

Para desenvolvê-lo é preciso ter uma visão do futuro e planejar todos os passos, desde a terraplanagem até o acabamento, acrescentando prazo e considerando possíveis imprevistos – de orçamento, mal tempo, falta de material e outras circunstâncias que possam ocorrer.

Ele é o ponto de partida para calcular a quantidade de materiais, mão de obra e o tempo de execução de toda restauração. Por isso é tão importante quando se trata de não perder tempo e, ainda, garantir economia.

Conte com a ajuda de plataformas de gerenciamento

A plataforma de gerenciamento de obras dispõe de uma tecnologia que possibilita o controle dos materiais, gerenciamento de equipamentos e recursos humanos. Além disso, ele auxilia na comunicação entre a equipe quanto às etapas que estão sendo realizadas, trazendo mais clareza em todo o processo.

Se programe para a compra de materiais

Não adianta fazer aquisição dos acabamentos da obra – como pisos, iluminação, bancadas – quando ela está na fase inicial de estruturação. Se assim o fizer pode ser que a reparação fique estagnada pela falta de material correto.

Para não perder tempo na obra, é importante programar a compra de materiais conforme a etapa em que ela se encontra. Tenha uma lista para cada fase e, quando for às compras, concentre-se em adquirir somente aquilo que está elencado para a fase em questão.

Pague os profissionais por partes

É recorrente histórias de trabalhadores que recebem adiantado e acabam desaparecendo ou postergando para concluir a construção, por isso você deve ficar atento para contratar um profissional responsável. Mesmo o conhecendo, opte por pagá-lo por cada estágio concluído, assim evita prejuízo e, ao mesmo tempo, o colaborador passa a se sentir mais motivado em dar continuidade à reforma.

Outra maneira de evitar que essas circunstâncias aconteçam é realizando um contrato, mesmo que simples. Ele irá assegurar tanto os direitos como as responsabilidades de ambas as partes – profissional e contratante.

Esteja atento aos resultados

Como dispõe de um cronograma, você sabe exatamente em qual parte da obra deve estar, quanto de material utilizou e todas as informações que precisa para acompanhar gastos e prazo. Utilize esses dados a seu favor e esteja sempre atento. Neste cronograma já foram estimados possíveis imprevistos, então dificilmente o valor e prazo mudarão de maneira significativa em relação ao que foi definido no planejamento.

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login


Notícias relacionadas