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Dia do corretor de imóveis: profissionais dão dicas para quem quer dar primeiros passos na carreira

Especialização, posicionamento e conhecimento são pontos-chave para os iniciantes

Por:Breno Damascena 26/08/2023 4 minutos de leitura
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A corretora especializada no Minha Casa, Minha Vida, Nilza Silva, acredita que utilizar ferramentas digitais é essencial para se posicionar no mercado/ Crédito: Arquivo Pessoal/ Divulgação

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Neste domingo (27) é comemorado o Dia do Corretor de Imóveis. Recentemente as redes sociais, plataformas de marketplace e as transformações do mercado imobiliário fomentaram mudanças na atuação desses profissionais. Enquanto novas ferramentas potencializam o alcance e a segmentação do público, surgem também obstáculos, como a alta concorrência e a digitalização do setor. Nesse cenário, para os especialistas, o caminho para se manter relevante é a especialização.

“O papel do corretor de imóveis vai além de mostrar uma casa e concretizar uma venda ou locação. Esses profissionais se transformaram em consultores que precisam se manter atualizados e oferecer uma experiência diferenciada para conquistar os clientes”, afirma Marcelo Dadian, VP de Novos Negócios e Incorporadoras da OLX Brasil.

De acordo com Dadian, com tantos imóveis no mercado, quanto mais conhecimento o corretor tiver sobre determinado segmento, maiores as chances de fechar um negócio. A corretora de imóveis Nilza Silva, especializada no Minha Casa, Minha Vida com atuação em Aracaju (SE) confirma. Segundo ela, compreender as diretrizes e particularidades do projeto de habitação contribui para realizar um serviço melhor. 

“Leio revistas especializadas, boletins informativos das entidades do setor e informações de fontes oficiais, como Ministério das Cidades, Banco Central e Caixa Econômica Federal. Além disso, participo regularmente de cursos, workshops, debates e eventos”, afirma a profissional. 

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Posicione-se como especialista

Para se destacar, Nilza passou a produzir conteúdos sobre o mercado imobiliário para redes sociais, blogs e vídeos, além de investir em outras ferramentas digitais. Ao lado da colega de profissão, Lanúsia Matos, ela criou um podcast para abordar o setor imobiliário de Sergipe. 

“Acumulo uma experiência de 12 anos na área e fui espectadora da transição do marketing tradicional para o digital. Um exemplo foi observado durante a pandemia, quando a transformação digital acelerou consideravelmente os processos de venda e assinatura de contratos”, diz. 

Conheça o imóvel que você vai vender 

Nem sempre é fácil compreender e entregar o que os compradores buscam na hora de adquirir um imóvel. No mercado de luxo, essas exigências são ainda maiores. Por isso, é necessário que o profissional possua conhecimentos específicos. É isso que explica o corretor Guilherme Nogueira, especializado no mercado de alto padrão. “É preciso entender de acabamento, construção e arquitetura, além de conhecer não só os produtos da própria imobiliária, mas de todo o mercado”, afirma. 

Segundo Nogueira, o consumidor de alto padrão espera uma consultoria, com informações que não encontraria em uma busca na internet.  “Recomendo que o corretor não deixe para conhecer o imóvel junto com o cliente. Chegue antes, se programe. E seja estratégico na escolha do imóvel, porque ao mesmo tempo que ele fala com você, há outros dez profissionais de olho no seu cliente.” 

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Acompanhe todo o processo

Tradicionalmente, comprar um imóvel pode significar a maior transação financeira que uma pessoa fará na vida. É necessário, portanto, que o corretor atue com empatia e saiba lidar com as preocupações dos seus compradores. “Além de escuta ativa, é fundamental oferecer suporte personalizado e acompanhar o processo”, diz Valdomiro Júnior, corretor especializado em locação de imóveis. “Procuro responder todos os questionamentos com empatia, oferecendo soluções viáveis, fornecendo informações detalhadas, transparentes e destacando os benefícios do imóvel”, explica. 

Valdomiro Júnior diz que empatia é um dos maiores diferenciais do corretor de imóveis/ Crédito: Arquivo Pessoal/Divulgação

O corretor ainda aposta em ações que surpreendem positivamente os clientes, como personalizar ofertas, entregar o imóvel limpo, e até atuar como um concierge para tornar o processo de mudança do cliente mais agradável e leve. 

Outras dicas

Especialização, posicionamento, conhecimento e empatia são requisitos fundamentais para corretores de imóveis novos e antigos, mas, além destes, existem outras estratégias para quem deseja se firmar no setor. Nilza Silva, Valdomiro Júnior e especialistas do ZAP+, braço imobiliário da OLX Brasil, compilaram algumas dicas para quem quer se especializar na profissão: 

  • Invista em capacitação por meio de cursos e programas oferecidos por entidades do setor;
  • Acompanhe as mudanças nas redes sociais e tendências tecnológicas;
  • Estabeleça metas claras. “Desenvolver um planejamento sólido contribuirá para manter o foco e a motivação nos momentos desafiadores”, afirma Nilza;
  • Monitore seus resultados para entender o que está dando certo e errado para saber o que otimizar e corrigir;
  • Não subestime o valor do networking “Tecer laços sólidos com colegas, clientes e parceiros pode desvendar oportunidades inesperadas”, diz Valdomiro.

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